Bem vindos!

Olá pessoal!!Bem vindos ao espaço para falar sobre nutrição e saúde de forma informal e descontraída. Aqui podemos trocar experiência, dicas, receitas saudáveis e opinar sobre os temas atuais!!

segunda-feira, 26 de março de 2012

Criança precisa de rotina alimentar

Olá pessoal, 

A verdade é que o corpo gosta de rotina. Basicamente porque as funções que fazem com que nosso organismo funcione têm uma ordem estabelecida. Há o tal relógio biológico, que é a maneira como essa máquina complexa que é o corpo humano funciona, seu ritmo interno. É preciso observá-lo e respeitá-lo para que ele se desenvolva e se mantenha. A nossa máquina, portanto, também precisa cumprir determinados "expedientes".

Se é assim para um adulto, que conta com uma estrutura corpórea já formada, mais fundamental a rotina se torna para os pequenos, ainda em fase de desenvolvimento. Adotar uma rotina disciplinada, principalmente para a alimentação, ajuda a ensinar ao corpo os períodos em que melhor poderá aproveitar a energia e os nutrientes que a ele são oferecidos.

Sem isso, diversas funções podem ser prejudicadas e a sincronia entre as necessidades do organismo e o que ele recebe, quebrada. Além disso, as crianças terão mais dificuldades para aprenderem a importância das refeições e dificilmente conseguirão desfrutar o equilíbrio que uma rotina alimentar proporciona.

Cada coisa tem sua hora

Todas as manhãs, por exemplo, os pequenos precisam de uma carga extra de energia. Além de quebrar o jejum do período do sono, um café da manhã saudável é fundamental para que as crianças cumpram determinadas tarefas, como estudar ou participar de atividades físicas e esportivas, sem dificuldades.

A ausência dessa refeição, ou a substituição dos alimentos nutritivos que ela deve conter por outros, podem prejudicar o rendimento escolar e até o desenvolvimento físico e intelectual.
Inserir um lanche entre o café da manhã e o almoço, permite um almoço mais equilibrado, sem que a ansiedade ou a fome exagerada cheguem até a mesa. No período da tarde, é interessante oferecer um lanche lácteo (um copo de leite ou iogurte) antes do jantar. Aí, tem-se a quantidade de refeições recomendada por nutricionistas para as crianças (deixando claro que uma dieta individualizada e correta deve ser prescrita por um nutricionista).

Para que a rotina se estabeleça é imprescindível que todas essas refeições aconteçam diariamente nos mesmos horários. É evidente que podem existir pequenas variações. 

Outro ponto a favor dessa disciplina é o fato dela funcionar como uma importante arma dos pais no combate à obesidade infantil. Grande parte das guloseimas pouco nutritivas e altamente calóricas são consumidas pelas crianças entre as refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) ou quando essas refeições são substituídas.
Oferecendo a quantidade de alimento correta para suprir a  fome e o seu gasto de energia, os pais conseguem que esses consumos passem a ser muito mais controlados e adequados. Além disso, com a regularidade, a criança tenderá a sentir fome todos os dias nos mesmos horários e a ter essa fome devidamente saciada com refeições nutritivas e equilibradas.

Rotineiro e divertido
Fácil para nós, adultos, é compreender as necessidades do estabelecimento de uma rotina alimentar. Bem mais complicado é convencer os pequenos a segui-la (sim, para nós também é difícil segui-la, mas a nossa consciência dos benefícios que essa atitude traz acaba por nos favorecer).

Uma maneira de não transformar as refeições em transtornos e de convencer os pequenos a seguir a tal disciplina alimentar é cuidar para que cada refeição seja bastante saborosa e tenha um visual especial. Sabor e visual são muito mais atraentes, certamente, do que os evidentes valores nutricionais dos alimentos. Fazer com que os pequenos ajudem no preparo desses alimentos também pode transformar o momento de sentar à mesa um prazer, quase uma brincadeira.

Aqui, vale salientar: faz parte de estabelecer hábitos alimentares saudáveis cuidar para que existam horários no dia onde a única atividade seja comer. Nada de se alimentar correndo, na frente da televisão. Quanto mais as crianças estiverem atentas ao sabor dos alimentos, melhor esses serão mastigados e digeridos e maior será o prazer de cada refeição.

Prazer e rotina alimentar são potentes aliados para que as crianças cresçam fortes e saudáveis. Para que essa coisa de comer na hora certa deixe de ser vista como uma chatice. E para que esse seja mais um hábito saudável a perdurar por toda a vida.



É isso, 
Bjos Minutry

Nenhum comentário:

Postar um comentário