Bem vindos!

Olá pessoal!!Bem vindos ao espaço para falar sobre nutrição e saúde de forma informal e descontraída. Aqui podemos trocar experiência, dicas, receitas saudáveis e opinar sobre os temas atuais!!

quarta-feira, 14 de março de 2012

O maiores erros alimentares de quem treina

Olá pessoal, 

você está aí se matando de malhar à meses e o resultado ainda não é o que você imaginava, certo?! Já parou para pensar que as atitudes que você toma em seu dia a dia podem influenciar seus resultados?


Vamos aos erros mais clássicos:



Treinar em jejum

Por ter níveis de açúcar no sangue muito baixos ao acordar, muitos esportistas pensam que podem se beneficiar se permanecerem em jejum, pois o corpo irá utilizar mais rapidamente gordura como fonte energética. Certamente, se o treino for aeróbico, a gordura contribuirá mais como combustível, mas também as proteínas do músculo se degradarão para fornecer energia.  Se o treino for de musculação, a ausência de carboidratos, implicará não só na perda de músculo, com utilização das proteínas, como também na continuidade do exercício. Além disso, o jejum deixa o corpo em estado econômico, diminuindo a taxa de metabolismo basal. Com isso, você em 1 hora de esteira vai gastar menos energia do que gastaria se tivesse se alimentado.

Fazer dieta de restrição de total de carboidratos

Alguns carboidratos certamente não precisam ser incluídos, como farináceos acrescidos de açúcar ou gordura (biscoitos, bolos, pães brancos, massas, tortas), pois estes acrescentam muitas calorias vazias e pouco valor nutritivo, além de provocar aumento muito rápido da insulina, favorecendo o acúmulo de gordura corporal. No entanto, carboidratos saudáveis, como pão integral light, massas integrais, ervilha, lentilha, feijão, cevada, arroz integral, milho, trigo em grão, fibra de trigo, aveia, cereal em flocos sem açúcar, torradas integrais, são fundamentais para melhorar o desempenho esportivo em todas as modalidades, recuperação adequada, como também para garantir uma queima adequada de gorduras e manter o bom humor!
O que se deve fazer é saber escolher os tipos de carboidratos e claro, adequá-lo nos horários certos ao longo do dia. 
 
Fat Burners para queimar gordura
Os fat burners, ou mais especificamente L-carnitina, o lipolítico mais consumido em academias, até podem levar as gorduras até a porta das mitocôndrias, onde deveriam ser queimadas, no entanto, ao chegar lá, não há receptores suficientes para permitir sua entrada. Ou seja, neste caso, o fator limitante é o receptor, e este não pode ser suplementado, Com isso, constatamos que a L-carnitina, não tem qualquer aplicabilidade. Não gaste seu dinheiro com L-carnitina, ok?!

Os fat burners que realmente funcionam, são a base de cafeína, e/ou outros estimulantes e devem ser usados com muuuuita cautela e somente com orientação médica ou de um nutricionista. O principio ativo é composto por substâncias adrenérgicas, que liberam adrenalina, provocando aceleração nos batimentos cardíacos, e faz com que forneça mais disposição para atividades físicas e mentais e, como conseqüência, um pequeno aumento da temperatura corporal. É muito perigoso para quem tem algum histórico de doença cardiovascular, e se misturados com bebidas alcóolicas o perigo se torna ainda maior. Além disso pode causar dependência. 
  
Não se hidratar o suficiente
A perda de 2 a 3% do seu peso corporal pelo suor já pode prejudicar seu desempenho esportivo. Seja por falta de hábito ou de atenção, o consumo de líquidos tem sido menor que o desejável para manutenção perfeita do balanço hidroeletrolítico do corpo, prevenção de câimbras,  etc. Água sempre! Especialmente em dias quentes. 

Consumir itens mais calóricos com a desculpa ...já que treinei eu mereço
O consumo de alimentos ricos em açúcar, como chocolates, bombons são muitas vezes recompensa por horas de treino... Você absolutamente não precisa de açúcar para nada! Portanto, não crie desculpas desnecessárias, não inclua doces todas as vezes que treinar. Deixe sobremesas para aproveitar no almoço de família ou naquele dia especial. O mesmo vale para salgados ditos como assados, e muitas vezes riquíssimos em gordura, como quiches e pães recheados, prefira sanduíches de pão integral light com frios de baixo teor de gordura, iogurtes lights e/ou frutas para os intervalos da tarde.

Tentar fazer dieta o dia todo, e não resistir à refeição noturna
Certamente um dia inteiro de fome acabará por água a baixo quando tiver distante da rotina diária, em casa, diante de uma comida caseira ou, na rua em um evento social... Portanto, a melhor forma de adestrar seu apetite noturno é consumir um bom café da manhã e almoço, e inserir lanches intermediários, um de manhã, mais um ou dois à tarde. Substitua os estoques de salgadinhos, bolachas da despensa por frutas secas, torradas integrais, geléia diet, queijos lights, chás e sucos sem açúcar.

Abusar de cápsulas de vitaminas e minerais
Achar que cápsulas conseguem substituir o valor dos vegetais e frutas é um erro ... Estes alimentos contém muito além de vitaminas e minerais, eles são ricos em fitoquímicos, substâncias ativas que funcionam como antioxidantes, prevenindo doenças como o câncer, fibras e outras substâncias que não podem ser encontradas nas cápsulas.
  
É isso, 
Bjos Minutry

Um comentário: