Bem vindos!

Olá pessoal!!Bem vindos ao espaço para falar sobre nutrição e saúde de forma informal e descontraída. Aqui podemos trocar experiência, dicas, receitas saudáveis e opinar sobre os temas atuais!!

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Páscoa sem culpa!

Olá pessoal,


Coelhinho da Páscoa que trazes pra mim?...
1kg, 2kg, 3kg assim…

Semana santa, páscoa chegando, e muitas tentações à vista! Ovos, ovinhos, bombons, coelhinhos de chocolate, ovos recheados...Fica difícil resistir!


E quem pensou em começar alguma dieta nesta época então esquece, né?!rsrs
Só semana que vem MESMO!!Ou não né...porque aposto vai sobrar muuuuito chocolate na sua casa e você ainda vai comê-los por um bom tempo. 

E os exageros nesta época podem causar estragos na alimentação, principalmente quem está em processo de emagrecimento. Para se ter uma idéia, 100g do chocolate ao leite possui cerca de 568 calorias, e o chocolate amargo, 544 calorias. O consumo exagerado pode provocar aumento de peso, do colesterol, dos triglicérides no sangue e o aparecimento de doenças cardiovasculares. Isso contando os chocolates simples, imaginem os com castanhas, recheados com brigadeiros, trufados...é melhor nem saber né?!

Uma boa notícia é que o chocolate amargo, (acima de 55% de cacau) têm alto teor de flavonóides, substância antioxidante que traz diversos benefícios à saúde. Os flavonóides do chocolate têm demonstrado benefícios como a diminuição do risco de doenças cardiovasculares, reduzindo o “mau” colesterol (LDL); melhoria no sistema imunológico, na pressão arterial e na circulação sangüínea.


Mas isso realmente só vale para chocolate meio amargo, ok?! Esqueça chocolate branco, ou aquele ao leite. E também não adianta "se entupir" de chocolate meio amargo.  Pequenas quantidades diárias (cerca de 30g) pode ser benéfico, desde que o restante da sua dieta seja saudável e que o seu peso permita as calorias extras. Não coma chocolate como substituto de frutas e legumes. Se você não é diabético não consuma os chocolates diet, apesar de não conterem açúcar, são até mais calóricos e mais gordurosos do que os convencionais.

Com os excessos, pessoas mais sensíveis podem ter enxaqueca provocada por alergias ou devido à ação de substâncias vasodilatadoras presentes no chocolate, além de irritações na pele, no estômago e na mucosa intestinal.

Muito se fala que o chocolate é responsável por causar espinhas, porém nenhum estudo científico comprova a relação entre o consumo de chocolate e o surgimento delas. Alguns dermatologistas, no entanto, afirmam que pacientes com propensão à acne relatam piora após a ingestão exagerada de chocolate.

O chocolate também é considerado um vício para algumas pessoas. Ele realmente contém substâncias que podem provocar um certo vício: a teobromina, a cafeína e a feniletiamina. Para ser caracterizada como dependente, a pessoa precisa consumir chocolate para se sentir bem ou ter sintomas depressivos quando fica muito tempo sem comê-lo. Geralmente, o problema afeta os indivíduos angustiados e os ansiosos. Porém acredito que esse “vício” está mais relacionado a um fator social.


Para não estragar a dieta:


• Procure comer apenas o chocolate como sobremesa, fuja de pudins, tortas ou bolos, afinal você vai comer o chocolate de qualquer jeito, não é mesmo?
• Não fique sem almoçar ou jantar só para comer o chocolate, faça suas refeições normalmente;
• Opte sempre por saladas e grelhados, assim você economizará um pouco nas calorias;
• Evite comer muito carboidrato no dia (arroz, massas, pães, etc.), pois o chocolate já é rico carboidrato;
• Coma chocolate com moderação e de preferência o amargo pelas suas ótimas propriedades já citadas;
• Malhe em dobro!Se não for à academia, pelo menos vá caminhar ou correr no parque
• Prefira os ovos mais simples possíveis, os puros;
• Fuja dos trufados, recheados, com castanhas, crocantes, quanto mais ingredientes adicionados, mais calóricos!
• Beba muita água, no mínimo 2L no dia, assim fica mais fácil de eliminar as toxinas;
• E claro, lembre-se que a Páscoa mesmo é apenas 1 dia e não a semana inteira ou o mês inteiro.


Para saber as calorias dos ovos mais tradicionais tem uma matéria bem bacana na uol >  http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/album/1204_pascoa_album.jhtm

Não descuide da balança e nem da saúde!


“Aprecie com moderação” e BOA PÁSCOA!


É isso!
Bjos Minutry

Nenhum comentário:

Postar um comentário