Olá pessoal,
já pararam pra pensar que quanto mais se conhece sobre a importância de uma dieta equilibrada, mais elevam-se os índices de obesidade, mais doenças são diagnosticadas e novos transtornos alimentares surgem. Paradoxo engraçado, não?
Uma hipótese é avaliar a mudança do comportamento alimentar devido ao aumento das pressões sociais, do estresse, das cobranças, a mudança no estilo de vida das pessoas, a rara disponibilidade para fazer refeições tranqüilas, a grande disponibilidade de alimentos prontos em estilo “fast food” , ricos em gordura e altamente calóricos, além da busca da comida como refúgio de um problema maior.
Infelizmente os problemas não irão mudar, mas a forma de reagir e lidar com eles devem e podem mudar agora!
Para proporcionar estímulos e estratégias que te leve a optar por um estilo de vida mais saudável, começe melhorando suas escolhas.
Veja algumas dicas:
- Comprometa-se de verdade com seus novos hábitos e envolva as pessoas que estão às sua volta.
Conte com apoio de familiares e amigos, torne-os aliados.
- Conte com apoio profissional, (nutricionista, médico, terapeuta, personal trainer).
Compre alimentos mais frescos e nutritivos.
Escreva tudo que consome em um bloquinho de anotações. No final do dia, leia e reflita o que você pode melhorar. Reserve 30 minutos, no mínimo, para fazer um exercício físico (pode ser 10 minutos de caminhada ou corrida, 10 min de exercícios abdominais seguidos de alongamento). Faça alguma atividade que dê prazer e não seja comer ou trabalhar (desenhar, pintar, brincar, ler, ouvir música, cantar, meditar, relaxar, fazer massagem, jogar bola, assistir um filme, fazer um curso). Se você belisca o tempo todo...Estabeleça horários para as refeições, que devem ser, no mínimo, 6 refeições diárias. Ou ainda deixe coisas saudáveis para você beliscar como: mini cenoura, tomate cereja, pepino, frutas secas (ameixa, damasco, uva passa) e castanhas (do pará, de cajú, amêndoa, etc.). Se você exagerou um pouquinho... Não continue! Faça uma próxima escolha melhor! Se você não tem tempo... Procure comprar alimentos práticos para carregar onde você for: frutas, barrinhas de cereais, iogurtes light, bolachas integrais, sanduíches naturais, frutas secas e sementes. Se alguns alimentos são quase “irresistíveis”, tente não deixar toda hora à vista! Se ontem rolou uma festa e você abusou... Nada de compensações drásticas. Respeite seu corpo e coma direito hoje! Aumente o consumo de alimentos fonte de fibras e tente tornar disso um hábito prazeroso: pão, arroz e cereais, quando integrais, podem lhe dar mais saciedade e facilitar o funcionamento do intestino. Experimente incluir mais alimentos ricos em substâncias que previnem doenças: brócolis, couve-flor, cenoura, tomate, cebola, maçã, azeite, frutas vermelhas, alho, etc. Procure fazer seu prato mais colorido possível! Garanta um bom aporte de antioxidantes para seu organismo. Naturalmente, nosso organismo produz radicais livres pelo processo de oxidação. Em outras palavras, o corpo enferruja e para combater isto, deve-se investir em vitamina C das frutas cítricas, vitamina E das castanhas, o beta caroteno da cenoura, do mamão e da manga, além do selênio da castanha do pará.
Nesse mundo repleto de alimentos apetitosos e bombardeado pela ditadura de corpos magros ou “sarados” emerge uma sociedade confusa, ansiosa em busca de um ideal inatingível. No meio disso tudo, tente respeitar o que você É!
É isso, bjos Minutry
Nenhum comentário:
Postar um comentário