Bem vindos!

Olá pessoal!!Bem vindos ao espaço para falar sobre nutrição e saúde de forma informal e descontraída. Aqui podemos trocar experiência, dicas, receitas saudáveis e opinar sobre os temas atuais!!

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Inchaço sob controle!

Olá pessoal,
No período da TPM e no período menstrual é quando o problema se torna mais evidente devido à grande oscilação hormonal. A progesterona, é o hormônio que altera o mecanismo de equilíbrio hídrico, favorecendo a retenção de líquido no organismo.
A retenção de líquidos acomete 9 em cada 10 mulheres e pode acarretar uma variação no peso de 1 até 2Kg no dia.
Ou seja, além de irritadas e sensíveis a gente também incha!!

Saiba então como controlar este problema...


Quais alimentos devem ser evitados?
  • Deve-se adotar uma dieta com menos sal (sódio) possível. Evitar alimentos industrializados, embutidos e enlatados que contém muito sódio como: salsichas, presunto, mortadela, salame, queijos amarelos, frios em geral, sucos em pós, temperos industrializados como ketchup, mostarda, molho shoyu, picles, azeitonas, ervilhas e legumes enlatados, carnes com muito sal como bacalhau e carne-seca, etc.
  • Outro aditivo, o glutamato monossódico, também deve ser evitado! Até mesmo aquelas “inocentes sopinhas” de saquinho com baixas calorias, que são ricas em sódio.
  • Os refrigerantes mesmo sendo light ou zero também devem ser evitados devido ao teor do sódio. Por isso, sempre leia o rótulo dos alimentos e fuja dos que tem glutamato monossódico ou sódio em sua composição.
  • Alimentos com alto Índice Glicêmico (IG), ou seja, que demandam uma grande quantidade de insulina para serem absorvidos pelo organismo, também devem ser evitados. Isso porque apesar de não terem alto teor de sódio, a insulina, por sua vez, retém sal é água, o que contribui com o inchaço. Por isso, é importante controlar também a ingestão de carboidratos simples, feitos com farinha branca como as massas, pães, batata, mandioca, beterraba, arroz branco, doces e o açúcar.
Quais alimentos ajudam a desinchar? 
  • Primeiro fator é beber muita água para limpar o organismo, pois além de estimular os rins e melhorar a circulação, ajuda a equilibrar a quantidade de sódio no organismo e a eliminar as toxinas!
  • Invista em hortaliças e frutas que facilitam e prolongam a digestão, melhorando a absorção de minerais que evitam a retenção
  • Consuma alimentos naturalmente diuréticos, como: como chuchu, pepino, melancia, melão, pêra, abacaxi, tomate, broto de feijão, aipo, alcachofra, erva-doce, acelga, berinjela, espinafre, brócolis, couve, gengibre e canela.
  • Alimentos ricos em potássio, também podem ajudar! Este mineral ajuda a eliminar o excesso de sódio do organismo. Banana, berinjela, água de coco, sementes de linhaça, tomate, melão, pêssego, laranja e espinafre, são boas fontes deste mineral.
  • Aposte no magnésio que previne a retenção de líquidos. Abacate, cereais integrais, granola, arroz integral, castanhas, legumes e vegetais verdes.
  • Inclua alimentos ricos em vitaminas do complexo B, especialmente B6. Eles agem na redução dos níveis de homocisteína, proteína presente no sangue que aumenta com a idade e prejudica a circulação. São eles: frango, banana, cereais integrais, levedo de cerveja, arroz integral, cará, alho, sementes de gergelim.
  • Alimentos ricos em silício normalizam a capacidade de retenção hídrica entre as células. Ótimas fontes são aveia, cevada, salsa, nabo, alho, avelã, castanha do Pará feijão, centeio, trigo e geléia real.
  • Abuse do temperos naturais como alho, salsinha, salsão, cebola, orégano, hortelã, limão, manjericão, gengibre, coentro e cominho. Assim você dá mais sabor aos alimentos sem precisar adicionar sal.
Ah, claro que ficar sentada o dia todo não vai ajudar em nada!!Mexa-se!


É isso, bom feriadinho!
Bjos Minutry

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Happy Hour light...

Olá pessoal,

Parece impossível se controlar no barzinho e nas baladinhas, mas quem busca um estilo de vida mais saudável realmente tem que continuar a dieta no final de semana para não "estragar" o esforço da semana inteira.
Isso não significa deixar de sair e se divertir com medo de não resistir às tentações. As escolhas quem faz é você, e em todo boteco tem sempre uma opção mais saudável...é só querer enxergar!!

  • Para beber, se possível fuja do álcool!! Escolha bebidas com zero calorias como: chá mate ou verde, refrigerante zero/light, água tônica light ou até mesmo suco de fruta com adoçante!Suco de melão, abacaxi com hortelã, morango, maracujá e melancia são ótimas opções!
  • Mas se não resistir ao álcool (como eu nunca resisto) procure os drinks a base de fruta e adoçante e limite-se a tomar apenas 1 ou 2 doses (caipirinhas de frutas com saquê, pinga ou vodka). Fuja das cervejas e dos Chops, pois provavelmente você não irá conseguir tomar apenas um copinho, certo?!
  • A caipirinha de limão c/ açúcar e pinga (200 ml) tem cerca de 300 Kcal. Usando adoçante as calorias vão p/160 cal. Por isso quem fala "Afeee" quando peço caipiroska sem açúcar e com adoçante é melhor começar a parar de me zuar... kkk...Assim você já economiza as calorias sem abrir mão do prazer!
  • Vinho branco, tinto ou champagne também tem menos calorias, e pelo menos no caso do vinho tinto ainda traz benefícios para a saúde. Mas também nada de exageros!
  • Para comer, passe longe das frituras! Pastéis, batata frita, polenta, mandioca, salgadinho (bolinha de queijo, bolinho de bacalhau, etc.) são extremamente calóricos e gordurosos e impossíveis de comer 1 só. Uma boa opção são as porções de filé mignon em tiras, carne acebolada ou frango em filete, sem ser à milanesa ou empanado. Essas proteínas vão te deixar saciado por mais tempo, e evitar que você "extrapole" no happy hour.
  • Outras opções saudáveis: tábua de frios magros (lombinho canadense, peito de perú, mussarela de búfala e queijo branco), porção de azeitonas, bruschetas, sashimis de salmão, palitinhos de vegetais no gelo, canapés de carpaccio ou até mesmo um sanduíche mais natural como por exemplo, queijo branco + peito de perú+ tomate seco no pão Ciabatta.

    Enjoy:)
É isso
Bjos Minutry

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Canela contra Diabetes tipo 2

Olá pessoal,

A canela tem apresentado resultados muito interessantes no tratamento da diabetes tipo 2. Um estudo publicado no ano passado no American Collegue of Nutrition, concluiu que a inclusão da canela na alimentação diária pode diminuir alguns fatores de risco associados a diabetes e  a doença cardiovascular.

 
Uma sugestão para o café: depois de pedir o seu expresso, dilua com um pouco de água e acrescente canela... 
Nos dias mais quentes, além da canela e de um pouco de água, junte ao seu café algumas pedras de gelo e casca de limão... fica delicioso e sem açúcar!
A canela também pode ser salpicada em frutas, sucos e shakes!

É isso,
Bjos Minutry


Por isso se você, é diabético ou conhece alguém próximo que sofre desta doença, comece a incluir a canela na sua alimentação!

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Pasta de abacate

Olá pessoal,

para começar a semana uma receintinha Megafuncional...com abacate!Para quem passa longe do abacate com medo das calorias, é melhor começar a mudar de idéia...

Benefícios:
- Atua como um protetor das células e é rico em vitaminas A e E que são antioxidantes;

- Contém, também, vitaminas do complexo B, além de alguns sais minerais: ferro, cálcio e fósforo, entre outros;

- Ajuda a neutralizar as gorduras de outros alimentos, diminuindo os triglicérides e o colesterol ruim (LDL);

- Comprovado por pesquisas, a gordura do abacate, ao invés de engordar, ajuda a emagrecer! Isso porque ele ajuda a reduzir o índice glicêmico, mantendo os níveis de glicose no sangue mais baixos e a conseqüente produção de insulina. O que resulta em menores picos de fome e ainda ajuda a manter a cintura mais fina!

PASTA DE ABACATE
Ingredientes:
- 2 abacates bem maduros
- 1 limão
- 1 colher de café de mostarda
- 2 cebolas raladas
- sal a gosto
- pimenta do reino a gosto

Preparo:
- Amasse o abacate;
- Coloque o suco de limão, a mostarda, as cebolas e misture bem;
- Tempere com sal e pimenta a gosto;
- Bata no liquidificador até obter um creme homogêneo;
- Usar para passar no pão integral, na torrada ou para "dipar" com tirinhas de vegetais

É isso,
Bjos Minutry













sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Comer para emagrecer - Parte final

Olá pessoal,

Chegamos ao último post sobre os alimentos que ajudam a emagrecer. Agora é só incluí-los no dia-a-dia que garanto uns "quilinhos" a menos na balança. Claro, que aliados à uma alimentação mais saudável, sem frituras, doces e massas em exagero...senão não adianta!

Peixes - Salmão, atum, arenque, sardinha e cavala – São ricos em Omega 3 que são essenciais para regular os depósitos de gordura e a fome. Ele melhorar a ação da insulina, e com a insulina mais estável, menos picos de fome ao longo do dia. O ômega 3 regula ainda os níveis de leptina (hormônio relacionado à saciedade) favorecendo ainda mais o controle do apetite. Além disso, é anti- inflamatório e diminui os níveis de colesterol. Dicas de consumo: 2-3x na semana. Como o ômega se oxida facilmente, para preservar suas propriedades, prefira peixes ensopado, cozidos, ao vapor ou grelhados.

Feijão Branco – Assim como as outras leguminosas, ele é rico em proteínas, cálcio, ferro e fibras, que trazem saciedade e ajudam no funcionamento do intestino. Mas seu e seu maior triunfo é uma proteína chamada faseolamina que faz com que o organismo absorva menos carboidrato, ajudando assim, na perda de peso. Dicas de consumo: uma maneira bem eficaz e barata de aproveitar seus benefícios, é fazendo você mesma uma farinha do feijão branco. Farinha de feijão branco modo de fazer: Lave o feijão branco e deixe secar no sol ou no papel toalha. Quando estiver bem sequinho, triture no liquidificador e peneire. Depois passe no processador. Tome 1 col de chá rasa em 1 copo de 200ml de água 30min antes do almoço e do jantar. Mas nada de abusar na quantidade achando que quanto mais, melhor! O excesso pode causar problemas intestinais e cólicas.

Proteínas – carnes magras, peixes, aves e proteínas vegetais como feijões, ervilha, lentilha, soja e grão de bico, são ótimos para quem quer perder uns quilinhos. Isso porque quando ingerimos proteína, o cérebro entende que já estamos satisfeitos e que é hora de parar de comer. As proteínas vegetais ainda levam a vantagem de ter pouquíssima gordura e ser rica em fibras. Dicas de consumo: proteína vegetal 1 x ao dia e animal 2x ao dia.

Frutas ricas em fibras e água- melão, melancia, abacaxi, morango, ameixa, etc. São excelentes aliadas em qualquer dieta! Possuem poucas calorias, grande quantidade de água e fibras (que causam saciedade), e ainda são diuréticas, o que ajuda a eliminar as toxinas do organismo. Dicas de consumo: 2-3 porções por dia, nos intervalos das refeições, em saladas, sucos ou batidas com iogurte.

Alimentos integrais – além de preservarem bem mais vitaminas e minerais, a simples troca do pão francês pelo pão integral, da farinha refinada pela integral, do arroz branco pelo integral, das bolachas doces por cookies integrais, já dão uma boa ajuda no emagrecimento. Como são ricos em fibras, prolongam a saciedade, reduzindo a fome e conseqüentemente, a quantidade de alimentos ingerida. Outra importante vantagem é que o açúcar do alimento é liberado aos poucos na corrente sanguínea, o que contribui com para o controle da glicose sanguínea. Dicas de consumo: substitua os refinados pelas versões integrais. De 3-4 porções por dia.

É isso,
Bjos Minutry


quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Comer para emagrecer - parte 3

Olá pessoal,
continuando o post...e a melhor notícia é sobre o chocolate!

Aveia - Rica em uma fibra solúvel - a betaglucana - reduz o risco de desenvolvimento de câncer de intestino, diminui o colesterol ruim e controla o açúcar do sangue. Ela também aumenta a sensação de saciedade. Dicas de consumo: o ideal é consumi-la no café da manhã ou nos lanches, com frutas, leite ou iogurtes. De 2 col – 4 col de sopa por dia.

Ovo – por muito tempo ele foi considerado o vilão do aumento do colesterol, mas hoje a história é bem diferente. Ele é rico em proteínas, vitamina A, ácido fólico e colina. E pesquisas demonstram que o costume de comer ovos no café da manhã pode auxiliar na perda de peso. Isso porque ele é rico em aminoácidos essenciais que aumentam a saciedade e faz com que a pessoa ingira menos calorias durante o dia. Dicas de consumo: no café da manhã, 1 ovo mexido ou cozido, com o mínimo de óleo possível, de 3-4x na semana.


Café - A cafeína presente no café, tem ação antioxidante e também age como estimulante, aumentando o metabolismo e ajudando na queima calórica. Dicas de consumo: 3 xícaras por dia do café coado.

Chocolate amargo – O cacau é rico em antioxidantes que previnem o acúmulo de gordura nas células, e especialmente nos ácidos fenólicos que são os maiores responsáveis pela ação emagrecedora. Eles interferem na produção da leptina, o hormônio da saciedade e ainda ajudam a queimar calorias. Pesquisas mostram que ele traz mais saciedade, controla o desejo por doce, traz sensação de bem-estar, melhora à sensibilidade à insulina (que está associada ao estoque de gordura), e ainda melhora o humor. Dicas de consumo: o chocolate tem que ser amargo, acima de 60% de cacau. Os saborizados com menta, laranja amenizam o sabor amargo. A recomendação é cerca de 30g por dia. Pode ser derretido em cima de frutas como morango, damasco, no leite desnatado, raspas em cima da salada de fruta, ou ainda puro.


Azeite extra-virgem - Uma dieta rica em gorduras monoinsaturadas impede o acúmulo de gordura, especialmente na região abdominal e o azeite extra virgem é riquíssimo nesse tipo de gordura. Além disso, diminui o risco de doenças cardiovasculares, diabetes, gastrites, hipertensão, dores, osteoporose e até mesmo câncer. Dicas de consumo: 2 colheres de sopa por dia de azeite extra-virgem são suficientes para prevenir o acúmulo de gordura. Usar para temperar saladas, vegetais, pães e torradas.


É isso,
Bjos Minutry








quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Comer para emagrecer - parte 2


Olá pessoal,

continuando o post sobre os alimentos que dão um "help" no emagrecimento...

Chá mate – O Mate é rico em xantinas (cafeína, teofilina) e tem ação termogênica, aumenta o gasto energético e a queima de gordura. Ele estimula a atividade física e mental, atuando sobre os nervos e músculos, combatendo a fadiga, a sede e a fome, sem deixar efeitos colaterais, como insônia e irritabilidade. Também possui propriedades diuréticas e laxativas. Dicas de consumo: de 4-5 xícaras por dia. Gelado ou quente.
Gengibre – O gengibre é um alimento termogênico, ou seja, ele aumenta a temperatura do corpo, e isso faz com que o organismo gaste mais energia. Com o metabolismo mais acelerado, a queima de gordura é maior. Dicas de consumo: Pode ser consumido como chá, tempero de comida ou em sucos. 1 pedaço de aproximadamente 2 cm 3 vezes ao dia.

Pimenta – É um alimento termogênico que acelera o metabolismo e ajuda na queima de gorduras. Seu principal princípio ativo é a capsaicina que ajuda a reduzir o colesterol total do sangue, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares, ajuda a aliviar dores de cabeça, controla os níveis de glicose, aumenta a capacidade pulmonar e ainda ajuda no tratamento da rinite alérgica. Dicas de consumo: pode ser incluída em preparações culinárias, molhos ou como geléia para acompanhar carnes. 3 gramas de pimenta por dia é a quantidade ideal para uma pessoa se beneficiar das suas propriedades.

Vinagre de maçã – Rico em uma substância chamado ácido acético, que melhora a ação da insulina no organismo e impede o acúmulo de gordura. Dicas de consumo: para surtir este efeito, deve-se ingerir 1 colher de sopa do vinagre de maçã 2 x ao dia. Para temperar saladas ou em molhos.

Leite e iogurte – Foi comprovado que o alto teor de cálcio presente nesses alimentos, estimula a queima de gordura no organismo e, assim previne o aumento de peso. Dicas de consumo: de 1000mg à 1200mg de cálcio por dia. Isso seria de 3-4 xícaras de leite ou iogurte por dia, sempre nas versões desnatado ou light.

É isso,
Bjos Minutry

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Comer para emagrecer...

Olá pessoal,
Muitos são os alimentos que podem dar aquela "ajudinha" a mais no emagrecimento. Mas hoje vou listar apenas 5, e ao longo desta semana coloco os demais para vocês começarem a incluí-los no dia a dia.
Anote aí...


1. Linhaça – A linhaça é rica em substâncias poderosas como a lignana e fitoestrógeno, que auxiliam na perda de peso. Essas substâncias controlam o apetite e reduzem a quantidade de gordura no organismo. Suas fibras são capazes de absorver a água, formando um gel que retarda o esvaziamento gástrico e aumenta a sensação de saciedade. Além disso, ajudam no funcionamento do intestino, previnem alguns tipos de cânceres, ajudam a reduzir o mau colesterol (LDL) e aumentar o bom colesterol (HDL), e ainda ajudam a controlar os níveis de glicose sanguínea. Dicas de consumo: a melhor forma de usufruir dos benefícios é consumi-la em forma de farinha. Se comprar a semente, o ideal é triturar no liquidificador, e guardar em um pote escuro com tampa em geladeira por até 3 dias para evitar que rancifique. Pode adicioná-la em frutas, salada de frutas, em sucos, iogurtes, leite, salpicada em saladas, em receitas de pães, bolos e até massas caseiras. 2 colheres de sopa por dia.

2. Óleo de coco – Seu óleo não é facilmente armazenado pelo organismo como os outros óleos. Ele fornece energia para o metabolismo promovendo mais saciedade. Também é rico em antioxidantes, fortalece o sistema imunológico e ajuda a controlar os níveis de colesterol. Dicas de consumo: Pode ser consumido puro, em pratos doces ou salgados. Em cima de frutas como mamão, banana, ou salada de frutas, iogurtes ou leite fica uma delícia. De 2-4 colheres de chá por dia.

3. Oleaginosas – Nozes, castanhas, amêndoas, avelãs e amendoim. Ricas em proteína, potássio, fósforo e gorduras boas (mono e poli-insaturadas). Além de controlarem os níveis de glicemia, insulina e colesterol, produzem maior sensação de saciedade e podem ajudar no emagrecimento. Dicas de consumo: ótima opção para os lanches, com iogurtes ou puros, ou até salpicados em saladas. Só cuidado para não exagerar na quantidade, pois são muito calóricas. Castanha do Pará ou Nozes (2 unidades por dia); Castanha de cajú, Amêndoa ou Avelãs (5 unidades por dia); Amendoim (1 colher de sopa por dia).

4. Quinoa – excelente fonte de proteínas, vitaminas e minerais, com baixas concentrações de carboidratos e gorduras, e ricas em fibras que prolongam a sensação de saciedade. O carboidrato da quinoa é de baixo índice glicêmico, que leva mais tempo para ser transformado em açúcar no sangue. Isso evita a produção em excesso de insulina, o hormônio responsável pelo estoque de “gordurinhas”. Ainda previne a osteoporose, o câncer de mama, alguns problemas cardiovasculares, aumenta a imunidade, estimula a memória e ajuda no funcionamento do intestino. Dicas de consumo: pode-se encontrar a farinha de quinoa (utilizada na preparação de tortas e bolos), em flocos (pode ser salpicado em frutas, iogurtes, leite, usado para mingaus ou ainda engrossar sopas) e em grãos (usado para fazer saladas, risotos e sopas).Ideal para substituir o arroz com feijão do dia a dia. De 2-3x na semana.

5. Chá verde ou chá branco – Os dois vêem da erva Camellia sinensis e podem trazer benefícios contra o envelhecimento, doenças cardiovasculares, além de prevenir inflamações na gengiva e até tumores na mama e na boca. Isso devido suas propriedades antioxidantes e substâncias como catequinas e bioflavonóides. Eles aumentam o metabolismo, desintoxicam e facilitam a digestão, auxiliando no emagrecimento. Dicas de consumo: use sempre o há preparado a partir da erva pura, que é mais eficaz. O ideal é fazer o chá e beber logo após o preparo para impedir a oxidação e a perda de suas propriedades. Mas até 24h o chá ainda preserva seus benefícios. Assim é possível preparar o chá de uma vez e se preferir, colocar na geladeira e tomar geladinho ao longo do dia. De 5 à 6 xícaras de chá por dia.

É isso,
Bjos Minutry