Olá pessoal,
No período da TPM e no período menstrual é quando o problema se torna mais evidente devido à grande oscilação hormonal. A progesterona, é o hormônio que altera o mecanismo de equilíbrio hídrico, favorecendo a retenção de líquido no organismo.
A retenção de líquidos acomete 9 em cada 10 mulheres e pode acarretar uma variação no peso de 1 até 2Kg no dia.
Ou seja, além de irritadas e sensíveis a gente também incha!!
Saiba então como controlar este problema...
Quais alimentos devem ser evitados?
- Deve-se adotar uma dieta com menos sal (sódio) possível. Evitar alimentos industrializados, embutidos e enlatados que contém muito sódio como: salsichas, presunto, mortadela, salame, queijos amarelos, frios em geral, sucos em pós, temperos industrializados como ketchup, mostarda, molho shoyu, picles, azeitonas, ervilhas e legumes enlatados, carnes com muito sal como bacalhau e carne-seca, etc.
- Outro aditivo, o glutamato monossódico, também deve ser evitado! Até mesmo aquelas “inocentes sopinhas” de saquinho com baixas calorias, que são ricas em sódio.
- Os refrigerantes mesmo sendo light ou zero também devem ser evitados devido ao teor do sódio. Por isso, sempre leia o rótulo dos alimentos e fuja dos que tem glutamato monossódico ou sódio em sua composição.
- Alimentos com alto Índice Glicêmico (IG), ou seja, que demandam uma grande quantidade de insulina para serem absorvidos pelo organismo, também devem ser evitados. Isso porque apesar de não terem alto teor de sódio, a insulina, por sua vez, retém sal é água, o que contribui com o inchaço. Por isso, é importante controlar também a ingestão de carboidratos simples, feitos com farinha branca como as massas, pães, batata, mandioca, beterraba, arroz branco, doces e o açúcar.
Quais alimentos ajudam a desinchar?
- Primeiro fator é beber muita água para limpar o organismo, pois além de estimular os rins e melhorar a circulação, ajuda a equilibrar a quantidade de sódio no organismo e a eliminar as toxinas!
- Invista em hortaliças e frutas que facilitam e prolongam a digestão, melhorando a absorção de minerais que evitam a retenção
- Consuma alimentos naturalmente diuréticos, como: como chuchu, pepino, melancia, melão, pêra, abacaxi, tomate, broto de feijão, aipo, alcachofra, erva-doce, acelga, berinjela, espinafre, brócolis, couve, gengibre e canela.
- Alimentos ricos em potássio, também podem ajudar! Este mineral ajuda a eliminar o excesso de sódio do organismo. Banana, berinjela, água de coco, sementes de linhaça, tomate, melão, pêssego, laranja e espinafre, são boas fontes deste mineral.
- Aposte no magnésio que previne a retenção de líquidos. Abacate, cereais integrais, granola, arroz integral, castanhas, legumes e vegetais verdes.
- Inclua alimentos ricos em vitaminas do complexo B, especialmente B6. Eles agem na redução dos níveis de homocisteína, proteína presente no sangue que aumenta com a idade e prejudica a circulação. São eles: frango, banana, cereais integrais, levedo de cerveja, arroz integral, cará, alho, sementes de gergelim.
- Alimentos ricos em silício normalizam a capacidade de retenção hídrica entre as células. Ótimas fontes são aveia, cevada, salsa, nabo, alho, avelã, castanha do Pará feijão, centeio, trigo e geléia real.
- Abuse do temperos naturais como alho, salsinha, salsão, cebola, orégano, hortelã, limão, manjericão, gengibre, coentro e cominho. Assim você dá mais sabor aos alimentos sem precisar adicionar sal.
É isso, bom feriadinho!
Bjos Minutry