Bem vindos!

Olá pessoal!!Bem vindos ao espaço para falar sobre nutrição e saúde de forma informal e descontraída. Aqui podemos trocar experiência, dicas, receitas saudáveis e opinar sobre os temas atuais!!

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Esclarecendo o mito sobre refrigerante

Olá pessoal,

muita gente tem me perguntado o que eu acho sobre o que vem circulando na net a respeito dos refris a base de cola. Para esclarecimento geral da nação, resolvi colocar no blog minha opinião a respeito. Leiam com atenção!

Refrigerante realmente não é a coisa mais saudável do mundo! Existem diversos estudos que demonstram que o refrigerante, especialmente o a base de cola, traz alguns prejuízos para a saúde.

Um estudo da Universidade de Loannina, na Grécia, afirma que o consumo excessivo da bebida (mais de 2L por dia), pode causar queda do nível de potássio no sangue, ocasionando problemas nos músculos que vão desde uma leve fraqueza até a paralisia muscular profunda.

Outro estudo publicado em 2007 no American Journal of Public Health, com 91249 mulheres seguidas por 8 anos, mostrou que aquelas que consumiam um ou mais copos de refrigerante com açúcar por dia, tinham duas vezes mais chance de desenvolver diabetes do que aquelas que consumiam menos de um copo por mês. O consumo de refrigerante com açúcar também esteve ligado à diminuição do consumo de leite, cálcio, frutas e fibras,e ao aumento do consumo de calorias e ao ganho de peso. E assim por diante...



Primeiros 10 minutos:
10 colheres de chá de açúcar batem no seu corpo, 100% do recomendado diariamente. Você não vomita imediatamente pelo doce extremo, porque o ácido fosfórico corta o gosto.

COMENTÁRIO: Sim, o refri que não é light/zero tem uma boa quantidade de açúcar, mas não 100% do recomendado! Quando ingerido muito rápido e em grande quantidade, aumenta a glicose sanguínea. Outras bebidas como suco de laranja ou suco de uva, também contém a mesma quantidade de açúcar. Quando há uma elevação da glicose, há um quadro que chamamos de hiperglicemia que pode causar náuseas e vômitos em algumas pessoas, mas a quantidade de açúcar tem que ser bem maior que isso.
Por esta razão opte SEMPRE pelas versões light ou zero.



20 minutos:
O nível de açúcar em seu sangue estoura, forçando um jorro de insulina. O fígado responde transformando todo o açúcar que recebe em gordura (É muito para este momento em particular).


COMENTÁRIO: Sim, o refri que não é light/zero tem uma boa quantidade açúcar, que pode causar quando consumido em excesso, diversos problemas dentários, obesidade, aumento dos triglicérides e aumento de açúcar no sangue. Mas não transforma todo o açúcar que recebe em gordura!

Vamos entender melhor:
A ingestão de açúcar em excesso, de uma vez só, provoca uma elevação rápida da glicose no sangue. Na tentativa de trazer de volta ao normal a quantidade de glicose acumulada no sangue, nosso organismo faz com que o pâncreas produza um hormônio chamado insulina, que serve para retirar este excesso de glicose da circulação.

A insulina carrega a glicose do sangue para as células dos vários tecidos do corpo. Quando há um excesso de glicose no sangue, as moléculas de glicose se unem umas às outras para formar uma molécula maior chamada glicogênio, que é estocada no fígado e no músculo. Quando a ingestão de açúcar é muito grande e ultrapassa a capacidade de estocagem de glicose nos músculos e no fígado, a glicose é transformada em gordura e é armazenada no tecido adiposo, favorecendo o aparecimento da obesidade.

Por esta razão opte SEMPRE pelas versões light ou zero.


40 minutos:
A absorção de cafeína está completa. Suas pupilas dilatam, a pressão sanguínea sobe, o fígado responde bombeando mais açúcar na corrente. Os receptores de adenosina no cérebro são bloqueados para evitar tonteiras.


COMENTÁRIO: Sim, o refri a base de cola, possui cafeína. A cafeína é um estimulante do Sistema Nervoso Central, que aumenta o ritmo cardíaco e a pressão arterial, diminui o tempo de reação a estímulos visuais e auditivos e ainda pode provocar insônia.

Porém os efeitos da cafeína variam de indivíduo para indivíduo, de acordo com o seu peso e com a regularidade com que ingerem cafeína. Por isso nem todos sentem esses sintomas. Outros alimentos que contém cafeína: o próprio café, chá mate e chocolate.

Comparação: Uma xícara comum de café contém cerca de 50 a 150 miligramas de cafeína, enquanto uma xícara de chá ou de refrigerantes a base de cola tem entre 35 a 50 miligramas. Quem é mais sensível deve sim, não só evitar o consumo de refrigerante a base de cola, mas principalmente do café.

45 minutos:
O corpo aumenta a produção de dopamina, estimulando os centros de prazer do corpo. (Fisicamente, funciona como com a heroína.)


COMENTÁRIO: São diversas as sensações que a cafeína exerce em nosso organismo. O que se percebe, inicialmente, é uma espécie de revigoramento e diminuição do sono e da fadiga. A cafeína também exerce um efeito sobre a descarga das células nervosas e a liberação de alguns outros neurotransmissores e hormônios, tais como a adrenalina. Ela age também sobre aumento da secreção da enzima lipase, uma lipoproteína que mobiliza os depósitos de gordura para utilizá-los como fonte de energia no lugar do glicogênio muscular. Esse efeito de poupar o glicogênio, torna o corpo mais resistente à fadiga.

Se consumido freqüentemente, e em altas doses, a cafeína pode Sim vir a provocar uma dependência moderada em certas pessoas, não em todas!

Mas daí a ser comparada coma heroína??A heroína é considerada a mais potente e viciante droga e seu consumo causa sérios problemas físicos e psicológicos e intensos problemas de ordem social e pode levar até à morte de seus usuários. Que viagem! A única relação entre o consumo de refrigerantes de cola e a dopamina é que a cafeína nele contida, que estimula levemente a produção dessa substância.


50 minutos:
O ácido fosfórico empurra cálcio, magnésio e zinco para o intestino grosso, aumentando o metabolismo. As altas doses de açúcar e outros adoçantes aumentam a excreção de cálcio na urina.


COMENTÁRIO: Não podemos afirmar “coisas” que não tem comprovação científica! Segundo algumas pesquisas (Framingham Osteoporosis Study), o ácido fosfórico PODE ser o responsável pela ligação com a osteoporose, mas este vínculo ainda não foi completamente estudado. Os pesquisadores acreditam que o ácido fosfórico cria uma acidez no sangue, e com isso o cálcio seria então retirado dos ossos para que o corpo voltasse a um equilíbrio. Mas esta visão é ainda muito controversa.

Outros estudos demonstraram que o consumo de refrigerante também esteve ligado à diminuição do consumo de leite, prejudicando assim a ingestão do cálcio. Mas nada está comprovado!


60 minutos:

As propriedades diuréticas da cafeína entram em ação. Você urina. Agora é garantido que porá para fora cálcio, magnésio e zinco, os quais seus ossos precisariam. Conforme a onda abaixa você sofrerá um choque de açúcar. Ficará irritadiço. Você já terá posto para fora tudo que estava no refrigerante, mas não sem antes ter posto para fora, junto, coisas das quais farão falta ao seu organismo.

COMENTÁRIO: Sobre esta última explicação vou me resguardar a comentar. Chega a ser um tanto ridículo, as frases são além de sem nexo, são muito mal escritas! As pessoas não se tornam irritadas quando deixam de ingerir refrigerantes de cola. Este efeito não se demonstra e trata-se meramente de afirmação sem qualquer embasamento.


Conclusão?

Totalmente sensacionalista este comentário sobre refrigerantes. Vocês não podem acreditar em tudo que lêem na internet. Alguns problemas citados podem ser evitados simplesmente optando pelas versões light/zero, que não contém açúcar e sem dúvida alguma são as melhores opções.

Em minha opinião, os refris a base de cola, devem SIM ser consumidos com moderação.

Se a pessoa tiver uma dieta balanceada, e 1 ou 2 x por semana consumir uma latinha de refri light/zero, NÃO terá problema algum. O segredo para ser saudável é MODERAÇÃO, tudo em excesso é prejudicial. Todos podem continuar a consumir refrigerantes, sem excesso, como parte de uma dieta balanceada.

Bjos
Minutry


Um comentário:

  1. Quando li esse e-mail, já vi logo que era mentira, mas não sabia como provar.

    Ainda bem que você esclareceu tudo!

    Obrigado.

    ResponderExcluir