Olá pessoal,
Chegamos ao último post sobre os alimentos que ajudam a emagrecer. Agora é só incluí-los no dia-a-dia que garanto uns "quilinhos" a menos na balança. Claro, que aliados à uma alimentação mais saudável, sem frituras, doces e massas em exagero...senão não adianta!
Peixes - Salmão, atum, arenque, sardinha e cavala – São ricos em Omega 3 que são essenciais para regular os depósitos de gordura e a fome. Ele melhorar a ação da insulina, e com a insulina mais estável, menos picos de fome ao longo do dia. O ômega 3 regula ainda os níveis de leptina (hormônio relacionado à saciedade) favorecendo ainda mais o controle do apetite. Além disso, é anti- inflamatório e diminui os níveis de colesterol. Dicas de consumo: 2-3x na semana. Como o ômega se oxida facilmente, para preservar suas propriedades, prefira peixes ensopado, cozidos, ao vapor ou grelhados.
Feijão Branco – Assim como as outras leguminosas, ele é rico em proteínas, cálcio, ferro e fibras, que trazem saciedade e ajudam no funcionamento do intestino. Mas seu e seu maior triunfo é uma proteína chamada faseolamina que faz com que o organismo absorva menos carboidrato, ajudando assim, na perda de peso. Dicas de consumo: uma maneira bem eficaz e barata de aproveitar seus benefícios, é fazendo você mesma uma farinha do feijão branco. Farinha de feijão branco modo de fazer: Lave o feijão branco e deixe secar no sol ou no papel toalha. Quando estiver bem sequinho, triture no liquidificador e peneire. Depois passe no processador. Tome 1 col de chá rasa em 1 copo de 200ml de água 30min antes do almoço e do jantar. Mas nada de abusar na quantidade achando que quanto mais, melhor! O excesso pode causar problemas intestinais e cólicas.
Proteínas – carnes magras, peixes, aves e proteínas vegetais como feijões, ervilha, lentilha, soja e grão de bico, são ótimos para quem quer perder uns quilinhos. Isso porque quando ingerimos proteína, o cérebro entende que já estamos satisfeitos e que é hora de parar de comer. As proteínas vegetais ainda levam a vantagem de ter pouquíssima gordura e ser rica em fibras. Dicas de consumo: proteína vegetal 1 x ao dia e animal 2x ao dia.
Frutas ricas em fibras e água- melão, melancia, abacaxi, morango, ameixa, etc. São excelentes aliadas em qualquer dieta! Possuem poucas calorias, grande quantidade de água e fibras (que causam saciedade), e ainda são diuréticas, o que ajuda a eliminar as toxinas do organismo. Dicas de consumo: 2-3 porções por dia, nos intervalos das refeições, em saladas, sucos ou batidas com iogurte.
Alimentos integrais – além de preservarem bem mais vitaminas e minerais, a simples troca do pão francês pelo pão integral, da farinha refinada pela integral, do arroz branco pelo integral, das bolachas doces por cookies integrais, já dão uma boa ajuda no emagrecimento. Como são ricos em fibras, prolongam a saciedade, reduzindo a fome e conseqüentemente, a quantidade de alimentos ingerida. Outra importante vantagem é que o açúcar do alimento é liberado aos poucos na corrente sanguínea, o que contribui com para o controle da glicose sanguínea. Dicas de consumo: substitua os refinados pelas versões integrais. De 3-4 porções por dia.
É isso,
Bjos Minutry