Bem vindos!

Olá pessoal!!Bem vindos ao espaço para falar sobre nutrição e saúde de forma informal e descontraída. Aqui podemos trocar experiência, dicas, receitas saudáveis e opinar sobre os temas atuais!!

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Quanto devo emagrecer?


Olá pessoal,


11 em cada 10 mulheres sentem que precisam perder peso, nem que seja pelo menos um mísero quilo...e arriscaria dizer que dessas, a maioria gostaria de eliminar mesmo 3 Kg na balança. Mas porque sempre perder 3Kg? Seria um número cabalístico para perda de peso?

Bom, brincadeiras à parte, a perda de peso é necessária a partir do momento que o excesso de peso passa a prejudicar sua saúde, ou quando você se sente desconfortável com seu corpo. Mas você já parou para pensar que muitas vezes isso não é necessário?! Perder peso virou moda e como todo exagero ou excesso, você pode desenvolver problemas de saúde relacionados à perda de peso excessiva, ou ainda se tornar uma “chata” para seus amigos.”Eu não como isso porque engorda...eu não como aquilo se não engorda”...na verdade tudo que você comer em excesso engorda!!Até Fruta!

Por isso, relaxe e não fique neurótica! Não ache que o ideal é eliminar toda a gordura de seu corpo, o que está longe de ser correto! Existe uma porcentagem adequada de gordura corporal, dependendo de sua faixa etária e sexo, ela é necessária para proteção de seus órgãos, síntese de hormônios e manutenção da temperatura corporal.

Pare e pense realmente quem quer que você emagreça...Você ou os Outros?Se a resposta for você, ótimo!!Comece uma reeducação alimentar, procure um especialista, mas sem “neurose”. Aprenda a comer alimentos saudáveis e de vez enquando se dê o luxo de cair nas tentações, pois afinal, elas também fazem parte de um prazer inigualável em nossas vidas.


Beijos Minutry

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

"Comendo bem-estar"










Olá pessoal,



Hoje vou falar um pouquinho de como a alimentação pode influenciar no nosso humor. Sabe aquela "desculpinha" de que "estou de TPM e preciso de chocolate", "estou esterssada preciso comer" ??Pois é, tem fundamento!
A serotonina é o neurotransmissores que mais exerce influência sobre os nossos estados de ânimo. Responsável pela sensação geral de bem-estar, melhora o humor, a qualidade do sono e alivia enxaquecas.

Estudos científicos comprovam que pessoas com baixos níveis de serotonina tendem a ser mais deprimidas, negativas e compulsivas na ingestão de alimentos como doces e chocolates (sinal claro de ansiedade!!).

Os níveis cerebrais de serotonina são um indicativo de como é importante a relação entre os alimentos e o nosso equilíbrio emocional. Eles estão diretamente ligados à ingestão de alimentos ricos em triptofano - um aminoácido que potencializa a produção de serotonina. O triptofano é encontrado, principalmente, em carnes magras, peixes, peru, leite e iogurtes desnatados, queijos brancos, nozes e leguminosas.

Além da serotonina, uma série de outras substâncias essenciais para o equilíbrio do coquetel químico que controla o nosso humor dependem de tipos específicos de alimentos.

Veja abaixo alguns grupos alimentares e nutrientes essenciais para gerar e manter esse equilíbrio químico-emocional:

B1 (Tiamina) - Facilita a absorção de oxigênio pelo cérebro, além de auxiliar o funcionamento do Sistema Nervoso, possuindo um papel importante nas funções relacionadas com cognição e memória. Age também na produção de energia, no metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas.

Alimentos indicados: gérmen de trigo, semente de girassol, levedo de cerveja, lentilha, soja, leite de soja, farinha de soja, milho verde, cereais integrais, pinhão e farinha de trigo integral.

B3 (Niacina) - Além de aumentar a habilidade dos glóbulos vermelhos de carregar oxigênio, atua na obtenção de energia e no metabolismo das proteínas, gorduras e carboidratos.

Alimentos indicados: atum, carnes, leite, ovos, levedo, arroz integral e cereais integrais.

B6 (Piridoxina) - Essa vitamina é bastante indicada para amenizar alguns sintomas da TPM , como enjôo, dores de cabeça, irritabilidade, cólicas e dores nas mamas. A Piridoxina também é importante por fazer parte da produção dos neurotransmissores norepinefrina e serotonina.

Alimentos indicados: fígado, frango, atum, banana, cereais integrais, levedo de cerveja, arroz integral, cará, alho e sementes de gergelim.

B12 (Cobalamina) - Também é indicada para amenizar sintomas da TPM. É importante para o humor principalmente por ajudar no transporte de ácido fólico. Um nível considerável de pessoas com depressão apresentam carência de vitamina B12.

Alimentos indicados: leite e derivados, atum, carne bovina, salmão, ostras, ovos, alimentos industrializados fortificados.

Ácido Fólico - Juntamente com a Vitamina B12, atua na produção de neurotransmissores. Colabora na manutenção dos níveis de serotonina.

Alimentos recomendados: espinafre, feijão branco, aspargos, verduras de folhas escuras, couve de bruxelas, soja, laranja, melão, maçã.

Cálcio - Participa da transmissão de impulsos nervosos e contrações musculares. Além de regularizar a pressão arterial e os batimentos cardíacos.

Alimentos indicados: leite e iogurte desnatados, queijos magros, alimentos enriquecidos com cálcio.

Magnésio - Participa da manutenção da função cardíaca normal e da transmissão dos impulsos nervosos. Também atua na produção de energia.

Alimentos recomendados: soja e derivados (leite, suco, tofu), tomate, caju, peixes, espinafre, arroz integral, aveia e cereais fortificados, nozes e castanhas.

Selênio - Alguns estudos sugerem que este mineral antioxidante tem grande participação no estado de humor. Pessoas que têm carência de selênio seriam mais depressivas, irritadas e ansiosas.

Alimentos recomendados: castanha do Pará, nozes, amêndoas, atum, semente de girassol, trigo integral, peixes.

Vale lembrar que assim como cada um tem o seu humor, sua personalidade e o seu funcionamento orgânico individual, é importante a visita a um nutricionista para identificar as reais carências nutricionais.

No mais, fica a dica de que é fundamental usar o nosso privilégio de poder escolher a nossa alimentação para garantir outro privilégio: a alegria!!!
É isso...Bjos Minutry

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Sucos que ajudam na celulite!



Olá pessoal,

muita gente me pergunta se existe algum alimento, suco ou chá capaz de eliminar a celulite. A resposta infelizmente é NÃO! Nenhum alimento faz milagre sozinho, mas dentro de um contexto de alimentação equilibrada e exercícios físicos regulares, alguns sucos e chás podem auxiliar SIM, no aspecto da celulite. Todos esse sucos são diuréticos, possuem propriedades anti-inflamatórias e auxiliam no aspecto da pele de “casca de laranja”.

Vamos anotar??

Suco I
- 250 ml de água de coco
- 1 colher de sobremesa de salsa
- 1 pires de chá de couve manteiga crua
- 1 fatia grossa de abacaxi
- 3 folhas de hortelã
- suco de ½ limão

Benefícios: Este suco é rico em antioxidantes que ajudam a reduzir a inflamação típica da celulite. A couve e a salsa, possuem efeito desintoxicante; o limão contém vitamina C e limoneno, ambos com atividade antiinflamatória, garantindo uma pele mais lisa. O potássio da água de coco evita a retenção de líquido, outra característica do processo inflamatório. O abacaxi tem efeito antiinflamatório, diurético e digestivo, graças a uma substância encontrada em seu miolo, a bromelina, e a hortelã, auxilia na digestão.

Suco II
- 1 copo de 200ml de chá de cavalinha gelado (fazer a infusão de 1 copo de 250ml de água quente c/ 1 col de sobremesa da erva cavalinha, deixar descansar por 5 minutos e depois colocar p/ gelar)
- 1 maçã com casca
- 1 kiwi
- ½ cenoura
- 1 pedaço pequeno de gengibre picado
- 1 colher (sopa) de gérmem de trigo
A cavalinha é um chá desintoxicante e diurético, a maçã auxilia ajuda a eliminar as toxinas, e o kiwi é rico em potássio que evita a retenção de líquidos no organismo e a cenoura auxilia o funcionamento do intestino. O gengibre é antioxidante e possui propriedades antiinflamatórias, já o gérmem de trigo é rico em ferro e vitaminas do complexo B, que são indispensáveis para desintoxicação do organismo.

Suco III

- 1 copo de 200ml de chá de Hamamélis gelado (fazer a infusão de 1 copo de 250ml de água quente c/ 1 col de sobremesa da erva cavalinha, deixar descansar por 5 minutos e depois colocar p/ gelar)
- 1 fatia de melão
- ½ pepino
- Raspas de limão
- 1 col de sopa de semente de linhaça

O chá é desintoxicante e diurético. O Melão é fonte de potássio que ajuda a eliminação dos líquidos acumulados no organismo. O pepino hidrata, e ajuda a “varrer” as toxinas das células. Já a casca do limão, contém substâncias antioxidantes e a linhaça é rica em Omega 3, e possui ação anti-inflamatória.

Suco IV
- 1 copo de 100ml de chá de Castanha-da-índia gelado (fazer a infusão de 1 copo de 250ml de água quente c/ 1 col de sobremesa da erva cavalinha, deixar descansar por 5 minutos e depois colocar p/ gelar)
- 1 pêra
- Suco de 1 lima da pérsia
-Suco de 1 laranja
- 1 castanha do Pará

O chá é desintoxicante e diurético. A pêra é rica em potássio, que ajuda a combater a retenção de líquidos e junto com a lima e a laranja, melhorara a circulação linfática e reduz o acumulo de líquidos no corpo. A castanha-do-Pará é rica em selênio, importante antioxidante contra o envelhecimento das células.

Suco V
- 1 copo de 200ml de chá de espinho branco gelado (fazer a infusão de 1 copo de 250ml de água quente c/ 1 col de sobremesa da erva cavalinha, deixar descansar por 5 minutos e depois colocar p/ gelar)
- 1 fatia de melancia
- 1/2 beterraba
- 1 col de sopa de aveia
O chá é desintoxicante e diurético. A melancia é diurética e rica em fibras, já a beterraba, auxilia a circulação sangüínea, e ajuda a varrer as toxinas das células. A aveia é rica em silício, previne a formação dos furinhos reorganizando as fibras de sustentação da pele.
Beijos
Minutry

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Esclarecendo o mito sobre refrigerante

Olá pessoal,

muita gente tem me perguntado o que eu acho sobre o que vem circulando na net a respeito dos refris a base de cola. Para esclarecimento geral da nação, resolvi colocar no blog minha opinião a respeito. Leiam com atenção!

Refrigerante realmente não é a coisa mais saudável do mundo! Existem diversos estudos que demonstram que o refrigerante, especialmente o a base de cola, traz alguns prejuízos para a saúde.

Um estudo da Universidade de Loannina, na Grécia, afirma que o consumo excessivo da bebida (mais de 2L por dia), pode causar queda do nível de potássio no sangue, ocasionando problemas nos músculos que vão desde uma leve fraqueza até a paralisia muscular profunda.

Outro estudo publicado em 2007 no American Journal of Public Health, com 91249 mulheres seguidas por 8 anos, mostrou que aquelas que consumiam um ou mais copos de refrigerante com açúcar por dia, tinham duas vezes mais chance de desenvolver diabetes do que aquelas que consumiam menos de um copo por mês. O consumo de refrigerante com açúcar também esteve ligado à diminuição do consumo de leite, cálcio, frutas e fibras,e ao aumento do consumo de calorias e ao ganho de peso. E assim por diante...



Primeiros 10 minutos:
10 colheres de chá de açúcar batem no seu corpo, 100% do recomendado diariamente. Você não vomita imediatamente pelo doce extremo, porque o ácido fosfórico corta o gosto.

COMENTÁRIO: Sim, o refri que não é light/zero tem uma boa quantidade de açúcar, mas não 100% do recomendado! Quando ingerido muito rápido e em grande quantidade, aumenta a glicose sanguínea. Outras bebidas como suco de laranja ou suco de uva, também contém a mesma quantidade de açúcar. Quando há uma elevação da glicose, há um quadro que chamamos de hiperglicemia que pode causar náuseas e vômitos em algumas pessoas, mas a quantidade de açúcar tem que ser bem maior que isso.
Por esta razão opte SEMPRE pelas versões light ou zero.



20 minutos:
O nível de açúcar em seu sangue estoura, forçando um jorro de insulina. O fígado responde transformando todo o açúcar que recebe em gordura (É muito para este momento em particular).


COMENTÁRIO: Sim, o refri que não é light/zero tem uma boa quantidade açúcar, que pode causar quando consumido em excesso, diversos problemas dentários, obesidade, aumento dos triglicérides e aumento de açúcar no sangue. Mas não transforma todo o açúcar que recebe em gordura!

Vamos entender melhor:
A ingestão de açúcar em excesso, de uma vez só, provoca uma elevação rápida da glicose no sangue. Na tentativa de trazer de volta ao normal a quantidade de glicose acumulada no sangue, nosso organismo faz com que o pâncreas produza um hormônio chamado insulina, que serve para retirar este excesso de glicose da circulação.

A insulina carrega a glicose do sangue para as células dos vários tecidos do corpo. Quando há um excesso de glicose no sangue, as moléculas de glicose se unem umas às outras para formar uma molécula maior chamada glicogênio, que é estocada no fígado e no músculo. Quando a ingestão de açúcar é muito grande e ultrapassa a capacidade de estocagem de glicose nos músculos e no fígado, a glicose é transformada em gordura e é armazenada no tecido adiposo, favorecendo o aparecimento da obesidade.

Por esta razão opte SEMPRE pelas versões light ou zero.


40 minutos:
A absorção de cafeína está completa. Suas pupilas dilatam, a pressão sanguínea sobe, o fígado responde bombeando mais açúcar na corrente. Os receptores de adenosina no cérebro são bloqueados para evitar tonteiras.


COMENTÁRIO: Sim, o refri a base de cola, possui cafeína. A cafeína é um estimulante do Sistema Nervoso Central, que aumenta o ritmo cardíaco e a pressão arterial, diminui o tempo de reação a estímulos visuais e auditivos e ainda pode provocar insônia.

Porém os efeitos da cafeína variam de indivíduo para indivíduo, de acordo com o seu peso e com a regularidade com que ingerem cafeína. Por isso nem todos sentem esses sintomas. Outros alimentos que contém cafeína: o próprio café, chá mate e chocolate.

Comparação: Uma xícara comum de café contém cerca de 50 a 150 miligramas de cafeína, enquanto uma xícara de chá ou de refrigerantes a base de cola tem entre 35 a 50 miligramas. Quem é mais sensível deve sim, não só evitar o consumo de refrigerante a base de cola, mas principalmente do café.

45 minutos:
O corpo aumenta a produção de dopamina, estimulando os centros de prazer do corpo. (Fisicamente, funciona como com a heroína.)


COMENTÁRIO: São diversas as sensações que a cafeína exerce em nosso organismo. O que se percebe, inicialmente, é uma espécie de revigoramento e diminuição do sono e da fadiga. A cafeína também exerce um efeito sobre a descarga das células nervosas e a liberação de alguns outros neurotransmissores e hormônios, tais como a adrenalina. Ela age também sobre aumento da secreção da enzima lipase, uma lipoproteína que mobiliza os depósitos de gordura para utilizá-los como fonte de energia no lugar do glicogênio muscular. Esse efeito de poupar o glicogênio, torna o corpo mais resistente à fadiga.

Se consumido freqüentemente, e em altas doses, a cafeína pode Sim vir a provocar uma dependência moderada em certas pessoas, não em todas!

Mas daí a ser comparada coma heroína??A heroína é considerada a mais potente e viciante droga e seu consumo causa sérios problemas físicos e psicológicos e intensos problemas de ordem social e pode levar até à morte de seus usuários. Que viagem! A única relação entre o consumo de refrigerantes de cola e a dopamina é que a cafeína nele contida, que estimula levemente a produção dessa substância.


50 minutos:
O ácido fosfórico empurra cálcio, magnésio e zinco para o intestino grosso, aumentando o metabolismo. As altas doses de açúcar e outros adoçantes aumentam a excreção de cálcio na urina.


COMENTÁRIO: Não podemos afirmar “coisas” que não tem comprovação científica! Segundo algumas pesquisas (Framingham Osteoporosis Study), o ácido fosfórico PODE ser o responsável pela ligação com a osteoporose, mas este vínculo ainda não foi completamente estudado. Os pesquisadores acreditam que o ácido fosfórico cria uma acidez no sangue, e com isso o cálcio seria então retirado dos ossos para que o corpo voltasse a um equilíbrio. Mas esta visão é ainda muito controversa.

Outros estudos demonstraram que o consumo de refrigerante também esteve ligado à diminuição do consumo de leite, prejudicando assim a ingestão do cálcio. Mas nada está comprovado!


60 minutos:

As propriedades diuréticas da cafeína entram em ação. Você urina. Agora é garantido que porá para fora cálcio, magnésio e zinco, os quais seus ossos precisariam. Conforme a onda abaixa você sofrerá um choque de açúcar. Ficará irritadiço. Você já terá posto para fora tudo que estava no refrigerante, mas não sem antes ter posto para fora, junto, coisas das quais farão falta ao seu organismo.

COMENTÁRIO: Sobre esta última explicação vou me resguardar a comentar. Chega a ser um tanto ridículo, as frases são além de sem nexo, são muito mal escritas! As pessoas não se tornam irritadas quando deixam de ingerir refrigerantes de cola. Este efeito não se demonstra e trata-se meramente de afirmação sem qualquer embasamento.


Conclusão?

Totalmente sensacionalista este comentário sobre refrigerantes. Vocês não podem acreditar em tudo que lêem na internet. Alguns problemas citados podem ser evitados simplesmente optando pelas versões light/zero, que não contém açúcar e sem dúvida alguma são as melhores opções.

Em minha opinião, os refris a base de cola, devem SIM ser consumidos com moderação.

Se a pessoa tiver uma dieta balanceada, e 1 ou 2 x por semana consumir uma latinha de refri light/zero, NÃO terá problema algum. O segredo para ser saudável é MODERAÇÃO, tudo em excesso é prejudicial. Todos podem continuar a consumir refrigerantes, sem excesso, como parte de uma dieta balanceada.

Bjos
Minutry


terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Compromisso em mudar!

Olá people!!!
Primeiramente gostaria de convidá-los para também acessar meu site http://www.vivaleve.com.br/. Lá vocês encontrarão diversas matérias e receitas, mas de uma maneira mais formal e didática!Aqui é o espaço para eu falar com vocês de uma maneira mais informal, como eu costumo falar com meus pacientes no consultório.

E o primeiro tema será o compromisso de mudar. Compromisso com vocês em primeiro lugar. Mudança de estilo de vida, não é um processo simples, mas também não é impossível. É preciso força de vontade e determinação assim como qualquer outra atividade diária como trabalho, academia ou estudos.

A primeira pergunta que vocês devem fazer para si mesmos é: "EU REALMENTE QUERO MUDAR?". Seja para você que quer emagrecer, ou você que tem problemas no coração e continua comendo frituras, carnes gordurosas "regadas de colesterol"...ou ainda você diabético que insiste em comer um "docinho", que ao seu ver não fará mal algum para sua saúde.

Para começo de conversa, vocês tem que mudar por vocês e não pelos outros!!Não pelos amigos que vivem "zuando" com sua vantajosa circunferência abdominal; pelo pais que sempre falam "Não como isso!Não coma aquilo"; pelo namorado(da) que "insinua" que você está gorda(gordo)dizendo "Não amor, você não está gorda (do) você só está cheinha". - Detalhe que o significado desta frase é: "Não amor, você não está gorda (do) você só está uma bola"!!

Mas se tudo isso não te atinge, Ok! Deixe então as pessoas falarem, porque afinal você é feliz do jeito que você é!!Gordinhas(os) podem ser tão bonitas(os) e sexy como qualquer sarada(do) por aí...a questão é saber se aceitar, se gostar, se valorizar!!!

Mas a maioria não é bem assim...lidar com esses problemas pode parecer simples, mas pode causar problemas sociais, psicológicos, baixa auto-estima, depressão, trantornos alimentares, etc, etc. São poucos os que conseguem conviver bem com o excesso de peso em uma sociedade onde há uma "cultura do corpo perfeito" - Eu nunca conheci ninguém...no fundo, no fundo, todos sofrem com as "brincadeiras" e os apelidos.
Então se você decidiu mudar a alimentação, o estilo de vida, é hora de se organizar e não desistir diante de um obstáculo. Se saiu da dieta um dia, ou não fez exercícios, não desanime!No dia seguinte recomeçe tudo de novo!!

Procure ajuda de um nutricionsita ou médico e tome iniciativa porque reclamar que está "gorda(do)" e não fazer nada para mudar esta situação não adianta!

Bom, pra começar é isso...
Beijokas
Minutry