Bem vindos!

Olá pessoal!!Bem vindos ao espaço para falar sobre nutrição e saúde de forma informal e descontraída. Aqui podemos trocar experiência, dicas, receitas saudáveis e opinar sobre os temas atuais!!

quarta-feira, 23 de março de 2011

Omelete

Olá pessoal,

Omelete sempre é uma boa pedida para quem está de dieta ou querendo uma refeição leve, gostosa, fácil e saudável.

Hoje sabemos que o ovo não é mais o vilão da história, muito pelo contrário!

Ele é rico em uma substância chamada colina, que é fundamental para a formação de todos os neurônios, membranas de células e de nervos, importantíssima para a memória e para o desenvolvimento intelectual.

Pesquisas ainda demonstram efeitos positivos da colina sobre a evolução de doenças neurodegenerativas,  como a doença de Alzheimer e a doença de Parkinson. Isso porque o cérebro do idoso tem menor capacidade de captar a colina circulante, sendo mais sensível às conseqüências negativas de uma dieta pobre em colina.



Tá sem idéia do que fazer para o Jantar hoje a noite??

Omelete suflê com cogumelos

Ingredientes:

- 2 claras + 1 gema

- 4 colheres de sopa de shitake (fresco)

- ½ colher (sopa) de azeite

- ½ cebola cortada em rodelas finas

- 1 colher (sopa) de ervas finas (alecrim, manjericão, tomilho, sálvia, salsa ou outra)

- sal e pimenta-do-reino a gosto

- ½ colher (sopa) de margarina light
 
Modo de preparo: Em uma frigideira, esquentar o azeite e refogar as cebolas até ficarem ligeiramente douradas junto com o shitake picado. Adicionar as ervas e cozinhar por mais 1 minuto. Reservar. Bater as claras em neve. Em uma tigela, juntar as gemas, o sal, a pimenta e o parmesão ralado. Misturar às claras, delicadamente, para não perder a leveza. Despejar os ovos batidos e levar ao fogo, sem mexer, por 5 minutos ou até crescer e dourar a parte inferior. Virar cuidadosamente sobre um prato e voltar à frigideira para dourar do outro lado. Não deixar demais no fogo para não ressecar e quebrar. Despejar a mistura de cebola e ervas por cima e servir em seguida, na própria frigideira. Rendimento: 1 porção.

É isso Bjos
Minutry


segunda-feira, 14 de março de 2011

Ahh Paris - Minha visão gastronômica!

Olá pessoal,

A França é conhecida pela qualidade e variedade gastronômica, entretanto não é um país de obesos. O instigante também é que “malhar” não está entre as predileções dos franceses.




As francesas são sinônimo de elegância e conhecidas por terem um corpo esbelto, mesmo consumindo queijos tão gordurosos, croissant, vinhos e sobremesas "gordurosinhas".

O best-seller "As mulheres francesas não engordam", de Mireille Guiliano, assim como muitas outras obras têm tentado explicar o que todas as mulheres do mundo gostariam de saber: como comer bem, sem engordar!!

5 dias em Paris e pude tirar 5 conclusões sobre a dieta deste povo...

Primeiro lá se anda, anda, anda...freneticamente!Ao contrário daqui que somos totalmente dependentes de carro, até para ir na padaria na esquina escolhemos ir de carro!!Então com certeza qualquer caloria a mais no dia é queimada!

Segundo é que apesar de preparações gordurosas e calóricas para os nossos padrões, a porção é bem pequena...quando o prato chega até podemos pensar que não será suficiente para saciar a nossa fome...mas o terceiro ponto é que lá eles comem devagar, saboreando e mastigando bem os alimentos.E nessa, nosso cérebro demora cerca de 20min para nos avisar que estamos saciados. 


A Quarta consideração é que os doces não são tão doces como os daqui e dos padrões americanos e as porções também são pequenas...Mesmo para adoçar um cafézinho, para eles uma pedrinha de açúcar basta!!
Eles não constumam adicionar muito recheio nas coisas...por exemplo, o croissant na maioria dos lugares eles comem puro , sem adição de manteiga ou recheio de queijo ou geléia. Se fosse aqui certeza que o croinssant viria recheado de catupiry ou coisa do tipo.


Quinto que a comida lá é fresca...é comida de verdade. Raramente o fast food ou comida processada fará parte do dia a dia dos franceses. A não ser para os turistas que o junk food é um prato cheio!!

Outro ponto que posso considerar de uma certa forma, é que no inverno, o corpo passa a gastar mais calorias para manter a temperatura do organismo, então o inverno rigoroso (quase morri de frio agora em março, imagina no inverno rigoroso!) acaba sendo mais um ponto negativo na balança!!

Meu cardápio padrão de 1 dia em Paris:

Café da manhã: 1 xícara de café com leite integral com açúcar + 1 croissant
Almoço: 1 sanduíche de baguete com salada ou crepe com salada + água
Lanche da tarde: 2 quadradinhos de chocolate meio amargo
Jantar: 1 sopa de legumes + 1 peixe com salada + 2 taças vinho
 
É isso
Bjos Minutry