Bem vindos!

Olá pessoal!!Bem vindos ao espaço para falar sobre nutrição e saúde de forma informal e descontraída. Aqui podemos trocar experiência, dicas, receitas saudáveis e opinar sobre os temas atuais!!

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Quer ficar sarada (o)??

Olá pessoal,

como assim eu nunca havia postado nada sobre nutrição esportiva?? Hoje vou colocar alguns pontos importantes sobre o assunto...

Você se mata na academia, "puxa ferro" e os resultados não vem? Na maioria das vezes a alimentação inadequada é a responsável pelo seu "não resultado" na academia. Se você treina e quer que seus músculos apareçam, é preciso caprichar especialmente na PROTEÍNA. Ela que vai fazer a reconstrução muscular, o crescimento e a definição dos seus músculos. Uma excelente opção é optar por Whey Protein logo após o treino - que é o momento ideal para ingerir o suplemento, pois os seus músculos estão "sedentos" por proteína.

Um Whey com zero lactose, zero gordura e zero carb...simplesmente só a pura proteína é o ideal (mas claro, depende de cada um e dos objetivos individuais). Existem várias marcas mas eu particularmente, gosto muito do ISOPURE ZERO CARB Natures Best ou 100% Whey zero carb da Probiótica. Daí a quantidade vai variar de pessoa para pessoa, e do nível de treinamento de cada um. Mas em geral de 20 -50g de proteína por dose de Whey.

Especialmente nós mulheres se quisermos ficar "durinhas" temos que caprichar na proteína e esquecer o pensamento de que esses suplementos são só para homes ou que engordam. Pensamento erradíssimo!!

Passo a passo para você atingir seus objetivos de forma mais precisa e eficaz:



O primeiro passo para construção de um estilo de vida saudável, deve-se basear em 3 pontos principais: a prática de exercícios regulares (sendo a freqüência e intensidade determinada por tempo e objetivos individuais); uma alimentação balanceada (quantidade de proteínas, carboidratos, gorduras e vitaminas adequadas) e descanso (físico e mental).

Independente do objetivo, ganho de massa magra ou redução da quantidade de gordura, para um estilo de vida saudável torna-se indispensável avaliar os três pontos acima descritos.

O segundo passo, é realizar a avaliação da composição corporal. Nesta avaliação, se obtêm o % de gordura do corpo e a quantidade de massa magra (músculos, ossos, água e órgãos). A partir desta avaliação pode-se traçar metas mais precisas e individuais e conseqüentemente teremos resultados mais precisos e eficazes.

Orientações Nutricionais para ganho de massa muscular:

A necessidade calórica varia de acordo com cada pessoa, segundo o sexo, a idade, a intensidade e a freqüência de atividade física Desta forma, o cardápio pode variar de 2.000 a 4.000 calorias ou até mais. Por isso, se seu objetivo é ganhar músculos, certamente você deverá ingerir mais calorias do que você gasta no seu dia a dia. Basicamente, é preciso elevar a ingestão de proteínas, carboidratos e controlar o consumo das gorduras. Mas cuidado: o excesso de proteínas pode sobrecarregar a função do rim, já que este é o responsável pela filtração de tudo que passa pelo nosso corpo. Então, vai um alerta: cuidado com excesso de suplementos protéicos, eles devem estar presentes na dieta sempre sobre a orientação de um nutricionista ou médico.

As proteínas são as principais envolvidas nos processos de construção e reparação de todos os tecidos do corpo humano. São elas as responsáveis pela construção e manutenção da massa muscular, formação de enzimas , hormônios e anticorpos. Quem treina (treino para hipertorfia - ganho de massa magra) precisa comer cerca de 1,2 a 2,7g de proteína por Kg/dia. A quantidade de proteína que deve ser administrada para desportistas ainda é muito discutida, entretanto, já é consenso, que estes indivíduos devem ingerir uma quantidade maior do que indivíduos que não praticam exercícios físicos.

Os carboidratos são as principais fontes de energia na dieta, e devem corresponder cerca de 60 % das calorias ingeridas ao dia. Se não atingir a quantidade ideal de carboidratos, o organismo acaba utilizando as proteínas como fonte energética, o que leva a uma perda de massa muscular. Sendo assim, não basta comer mais ovos, carnes, leite e derivados (fontes de proteínas), o corpo necessita dos carboidratos presentes nos seguintes alimentos: batata, mandioca, macarrão, pão, bolachas, barrinhas de cereais, entre outros.

Em relação às gorduras, deve-se evitar o consumo das saturadas (aquelas que são responsáveis pelo aumento do colesterol, tais como, frituras, manteigas, carnes gordurosas, creme de leite, entre outros) e dar preferência às gorduras insaturadas (presentes em óleos vegetais (canola, por exemplo), castanhas, nozes e peixes como salmão, entre outros. As gorduras devem representar apenas 10 a 15% das calorias ingeridas ao dia.

É isso,
Bjos Minutry

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Saladas!!

Olá pessoal,

Que todos deram uma abusada nas festas é fato, até eu dei...então agora já era hora para todos estarem no ritmo novamente!!Ou se não estão começarem agoraaaaaaaa!!!
Com esse calor, nada como dar preferência para as saladas no Jantar que são mais leves, e ainda vão ajudar a eliminar os excessos do fim de ano. Mas isso não significa que você vai comer só folha!!!

As SALADAS QUE VALEM POR UMA REFEIÇÃO, antes de tudo, precisam ser muito saborosas e atraentes! E como é uma refeição única é importante que seja equilibrada, com todos os grupos de alimentos.


Para isso, vale incluir:

- Vegetais: a base de tudo! Quanto mais colorido e diversificado melhor!!!! Pois assim mais nutrientes e substâncias fitoquímicas eles terão.

Dentro desse grupo, vale lembrar de incluir sempre:

- Folhas verdes, quanto mais verde escura melhor! Além da tradicional alface. Elas contribuem com betacaroteno!

- Cenoura ralada: além das fibras que trazem por serem consumidas cruas, elas também trazem o betacartoeno – antioxidante natural e presente tanto em vegetais verde escuros quanto nos laranjados.

- Vegetais brussiferos: da família do brócolis, couve flor, couve de bruxelas, ou nabo. Eles contém compostos sulforados e por isso são considerados alimentos funcionais – que dentro de um contexto de dieta equilibrada podem auxiliar na prevenção de câncer.

- Vegetais fonte de licopeno: neste caso o tomate é campeão. Por mais que a goiaba e a melancia contenham a substância antioxidante, há quem considere uma opção misturar na salada, mas pode parecer estranho para alguns.

- Vegetais roxos: berinjela e repolho roxo brindam a salada com antocianinas – outros fitoquimicos, que neste contexto equilibrado contribuem para a previnir o câncer.

- Outros vegetais, neste quadro estão incluídos a beterraba, berinjela, abobrinha, pimentões, cebola, vagem, repolho, além das ervas!


Proteína

- Carnes, aves, ovos ou grãos
Vale idéias práticas e que ficam armazenadas no congelador ou na geladeira, portanto muito praticas, como:
- kani kama

- peito de peru

- atum light

- presunto magro

- Queijo magro

- salmão defumado

- rosbife

E outras idéias que podem ficar muito saborosas, como:

- peito de frango cozido com caldo de ervas e desfiado ou grelhado em pouco azeite.
- ovo cozido e esfarelado na salada
- camarão marinado com limão, ervas e vinagrete
- salmão grelhadinho em lascas ou cubos
OU os grãos: como soja cozida, grão de bico, ervilha, feijões.

Carboidrato

- Neste caso dè preferência aos grãos e integrais
- trigo em grão, milho, pão integral torrado, macarrão integral, e vale lembrar que todos os grãos (leguminosas) por mais que tragam proteínas, eles são fontes de carboidrato também.

- Valem até as frutas, que também são fontes de carboidratos!

Molhos para dar um gostinho especial



Para a salada virar um hábito, ela precisa definitivamente ser gostosa, e nada como um toque de sabor, tanto do molho que você vai regar, quanto dos outros itens que pode acrescentar. Mas isso não pode ser sinônimo de super calorias adicionadas. Portanto, anote os cuidados:

- azeite tem bastante calorias. Uma colher de sopa contribui com cerca de 100 calorias, portanto vale tomar cuidado!

- Lambuze a salada com suco de limão, aceto balsâmico, vinagre de Maçã, também acresentam sabor sem aumentar as calorias!

- por mais difícil que seja de acreditar, 1 colher de sopa rasa de maionese normal traz apenas 36 calorias e da light 28. Neste caso, pode ser uma opção que traz bastante sabor à sua salada.

- Capriche nas ervas: manjericão fresco, cebolinha, salsinha, orégano,  pimenta, alho, alcaparras, podem trazer um toque especial
- Molho mostarda ou de iogurte são bem mais magrinhos!- Palmito, cogumelos, aspargos também conferem em poucas calorias um toque adicional.


É isso,
Bjos Minutry