semana passada atendi 2 mamães que estavam preocupadas e bem perdidas com a alimentação de seus babys. Não é minha especialidade, mas achei interessante colocar algumas dicas sobre nutrição para os bebês.
É preciso variar as papinhas...
Variar os ingredientes da papinha significa variar os Nutrientes, levando a um maior suporte para o crescimento do bebê. No entanto, é recomendado introduzir, no primeiro ano de vida, um alimento de cada vez, e que não seja muito misturado, pois é um momento de percepção de sabores , descobertas e texturas. O ideal é oferecer sempre um alimento de cada vez em momentos diferentes do dia. Se oferecer 2 na mesma refeição , ofereça separados, amassados, mas não misturados.
Além do mais, introduzir alimentos diferentes aos poucos, proporciona maior percepção aos pais de como a criança aceita cada alimento, se desenvolve qualquer indisposição, alergia alimentar, cólicas, gases, ou “arrotos” em excesso.
A variedade é fundamental para atingir o equilíbrio dos macro e micronutrientes de acordo com as diretrizes internacionais de recomendações para cada idade.
E se o bebê fizer careta?
Oferecer, oferecer e oferecer.... são necessárias 8 a 10 exposições para que a criança aceite alimentos muito diferentes. Insista!
O bebê está no inicio da descoberta do paladar, muitas vezes a careta pode não ser um sinal desagrado, e sim da sensação de um novo sabor! O que pode parecer rejeição a esses novos alimentos é resultado do processo natural em conhecer novos sabores, texturas e do próprio desenvolvimento dos reflexos da criança. Se a criança não gostou em um momento, tente em outro! Deve-se insistir um pouco mais, caso não ocorra adaptação do aliemento, é preciso procurar outras opções de valor nutricional semelhante.
Dar bons exemplos é fundamental quando o bebê já estiver sentando à mesa. Ver pais e irmãos comendo verduras, legumes e frutas, estimulam a criança!
Como incluir novas frutas?
Existem algumas frutas que tem um sabor muito ácido (abacaxi, maracujá, laranja...) que podem causar um desconforto na papilas da criança, e por conseqüência a careta. Pode-se usar um artifício e misturar as frutas fazendo um suquinho ou papinha de sabor mais doce e usual, com uma fruta naturalmente mais doce, como pêra, banana, maçã. É importante que haja uma variação nas frutas pois a quantidade e tipos de nutrientes existentes em cada uma é variável. As frutas "azedinhas", por exemplo, são ricas em vitamina C que é muito importante para formação de tecidos.
Mascarar os legumes em tortas ou sopas é valido?
As tortas e sopas são uma maneira de fazer as crianças consumirem os legumes e verduras “disfarçados” e misturados com outros sabores, como queijo, ovo, leite que são mais usuais. Mas é importante que os pais ensinem as crianças a consumirem também desde pequenos esses alimentos, sem que estejam em outras preparações para que suas vitaminas permaneçam integrais (já que dependendo do processo de cocção há uma grande perda de vitaminas e minerais). Recomenda-se a cocção à vapor, para evitar a perda de vitaminas hidrossolúveis na água. Procure sempre incentivar o consumo de legumes ou verduras! A alimentação saudável deve vir primeiro dos pais!
Abaixo está uma tabela que nós nutris usamos como parâmetro.(HCPA, 2003).
Idade Alimentos
0 - 6 Meses - Aleitamento Materno Exclusivo
6 - 7 Meses - Aleitamento Materno + papa de fruta 1x /dia + papa salgada 1 (arroz, batata, cenoura, moranga, carne ou frango) 1x /dia
7 - 8 Meses - Aleitamento Materno + papa de fruta 1x /dia + papa salgada 2 ( papa 1 + vegetais verdes) 2x /dia + caldo de feijão 1x /dia
8 - 9 Meses - Aleitamento Materno + papa de fruta 1x /dia + papa salgada 2 ( papa 1 + vegetais verdes) 2x /dia + caldo de feijão 2x /dia
9 - 12 Meses - Aleitamento Materno + papa de fruta 1x /dia + dieta pastosa 2x /dia
12 - 24 Meses - Aleitamento Materno + papa de fruta 1x /dia + dieta pastosa 2x /dia + suco 2x/dia + pao forma ou doce ou bolacha 3x /dia