Bem vindos!

Olá pessoal!!Bem vindos ao espaço para falar sobre nutrição e saúde de forma informal e descontraída. Aqui podemos trocar experiência, dicas, receitas saudáveis e opinar sobre os temas atuais!!

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Iogurte é do bem!


Olá pessoal, 

Iogurte é um alimento funcional porque os microorganismos (bifidobactérias) nele presentes ajudam a equilibrar a quantidade de micróbios no intestino e auxiliam na prevenção do crescimento de microorganismos patogênicos. Por isso é reconhecido como um alimento probiótico e imunomodulador (aumenta a imunidade do organismo). Apresenta na sua composição bactérias puras, que consomem o açúcar do leite (lactose) para obter sua energia e eliminam o ácido lático (que coalha o leite). Essas bactérias permanecem no aparelho digestivo, colaboram na harmonização da flora intestinal e combatem a proliferação de agentes causadores de doenças. Assim se conclui que, por manter a integridade do intestino, ele, digamos, "nem prende nem solta", e sim promove a saúde e o equilíbrio das microvilosidades intestinais.

MUSSE DE IOGURTE COM HORTELÃ
• Calorias por porção: 61
• Rende: 4 porções

INGREDIENTES
• 2 claras
• 1 col. (sopa) de gelatina sem sabor,
• branca (14 g)
• 3 col. (sopa) de água
• 200 g de iogurte desnatado
• 2 col. (sopa) de frutose
• 5 folhas de hortelã bem picadas
• raspas de limão a gosto

MODO DE FAZER
Bata as claras em neve e reserve. Numa tigela coloque a gelatina e a água e deixe hidratar bem. Leve ao microondas por 30 segundos (ou ao fogo alto em banhomaria) até dissolver. Acrescente os demais ingredientes, deixando por último as claras em neve. Leve à geladeira por 4 horas ou até ficar bem cremosa.

É isso, 
Bjos Minutry

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Sopa rápida e light para esquentar sua noite!


Olá pessoal, 

Essa é uma varição de uma sopa bem famosa no méxico, que tive a oportunidade de experimentar...basicamente é feito com uma base de sopa de tomate e após o caldo pronto, você vai poder adicionar "toppings" a ela!!Isso mesmo, e fica uma delícia!!!
Só cuidado com o que adicionar para não extrapolar as calorias!

Escolha uns 4 toppings de sua preferência e adicione a sua sopa!

Sugestões de toppings: peito de frango cozido desfiado, milho, cenoura crua ralada, abobrinha crua ralada, espinafre cozido, brócolis cozido picado, couve-flor cozida picada, queijo branco cortado em cubinhos, ervilha, abacate cortado em cubos, salsinha...

Então veja o que tem em casa e prepare essa delícia!

Sopa de tomate ao estilo mexicano



















  • 1/2 Kg de tomate sem pele e sem sementes picados ( ou para praticidade vc pode usar  aqueles tomates enlatados sem pele e sem sementes, ou ainda um molho pronto também!)
  • 1 colher (sopa) de azeite 
  •  1 cebola média picada
  •  2 dentes de alho picados
  • 1 xícara (chá) de manjericão picado
  • 500 ml de caldo de carne
  • 1 xícara (chá) de suco de laranja
  • 1 colher (sopa) de farinha de trigo
  • sal a gosto
  • 1 col de sopa de orégano
  • 1 col de chá de páprica
  • molho de pimenta a gosto 


Modo de Preparo:
Em uma panela, aqueça o azeite e junte os tomates, o alho e a cebola. Refogue por 5 minutos e  transfira para o liquidificador. Acrescente orégano, páprica, molho de pimenta, caldo de carne, o suco de laranja, a farinha de trigo e o sal. Bata até ficar homogêneo e volte para a panela. Cozinhe mexendo de vez em quando por 10 minutos. Retire o caldo da panela e agora é só adicionar os toppings!!

É isso, 
bjos Minutry

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Exagerou na Páscoa?Comece a semana com uma dieta DETOX

Olá pessoal, 
terminado o feriado tudo volta ao normal, inclusive a alimentação. Aposto que bate aquela culpa das extravagancias alimentares cometidas na Páscoa, certo? E esta semana é onde realmente mora o perigo, pois os chocolates sobraram,  e até parece inoscente comer 1 bombom de sobremesa, um chocolate de tarde, e um antes de dormir. Mas se continuar se esbaldando neles, não há "corpitho" que aguente! 

Deixe para comer os chocolates no final de semana, sempre fazendo algumas compensações. Por exemplo, coma uma boa salada para poder comer o chocolate sem culpa e evite alimentos gordurosos, frituras e massas em geral no mesmo dia de chocolates. Evite exageros como massa no almoço + chocolate / pão no lanche da tarde + chocolate / pizza no jantar + chocolate. 

A dieta DETOX, tem o objetivo de limpar o organismo, eliminar toxinas e excessos cometidos. Ah, e não adianta fazer desintoxicação de 1 -2 dias! O período de 1 semana é o mínimo para se fazer valer a pena :)

DETOX PÓS PÁSCOA - 7 DIAS

PROIBIDOS
Corantes, conservantes artificiais, agrotóxicos e fertilizantes químicos presentes em muitos alimentos são os principais fornecedores de toxinas que acabam acumuladas no organismo. 
·    
Carne vermelha /  Pão (mesmo integral), Macarrão, Arroz branco e farinha branca/ enlatados, embutidos (salsicha, linguiça, etc.) / refrigerantes (mesmo sendo diet/light/zero) e bebida alcóolica / frituras, doce e açúcar branco/ Alimentos com glúten: qualquer alimento derivado de TRIGO, AVEIA, CENTEIO, CEVADA, MALTE, CENTEIO / Leite e derivados (queijos em geral mesmo light) / Café e chá preto / Sal em excesso, temperos industrializado/ Gordura saturada (margarina, biscoitos, sorvetes)/ Adoçantes artificiais (aspartame, sacarina e ciclamato) 

PERMITIDOS E FUNDAMENTAIS
Optar por produtos sem agrotóxicos e não industrializados, além de alimentos ricos em fibras e nutrientes essenciais para o fortalecimento do sistema imunológico.
·       
C
arne branca (Peixes e aves), Ovo, Soja e tofú/ Arroz integral/ Grãos (feijão, ervilha, lentilha)/ Pão sem glúten e de milho/ Polvilho Doce, Azedo e Tapioca/ Leite de soja, de arroz, de amêndoa, iogurte natural e leite com baixa lactose/ Vegetais orgânicos (crus e cozidos)/ Frutas frescas e secas/ Sementes (amêndoas, nozes, linhaça, soja)/ Alho e cebola/ Temperos como gengibre, páprica, curry, canela e alecrim / Adoçante natural (sucralose ou stevia)/ Chás naturais

Chá Detox - tomar 1 L ao longo do dia
Alfafa / Salsaparrilha / Chá verde / Espinheira-santa / Cavalinha
Escolha 1 das ervas e coloque 1 punhado (miolo da palma da mão) p/ 1L de água! Após a água
levantar fervura, coloque a erva e abafe! Tomar 1 L no dia. Se preferir, pode colocar chá de
saquinho (sabor morango, pêssego, etc.) para saborizar. Se for adoçar, coloque adoçante
Sucralose. Pode tomar gelado!

CARDÁPIO

Café da manhã
Suco DETOX -  (bata no liquidificador: água de coco, abacaxi, folha de couve, hortelã e laranja) + linhaça + 1 castanha do pará
Para variar o suco troque as frutas!
 
Lanche da manhã:
frutas secas ou fruta natural ou castanhas ou leite de soja ou iogurte de soja
 
Almoço: 
Salada e legumes 
arroz integral ou mandioca ou batata doce ou abóbora ou inhame
lentilha ou ervilha ou grão de bico ou feijão ou soja em grãos 
frango (orgânico) ou peixe ou tofú ou carne de soja ou omelete ou quinua
1 fruta de sobremesa

Lanche da tarde:
Chá de hortelã (ou frutas) com uma lasca de gengibre
pão sem glúten ou tapioca com geléia diet ou 1 col de azeite ou 1 col de pasta de abacate 
 
Jantar: 
Sopa de legumes ou frango (orgânico) ou peixe ou tofú ou soja ou omelete ou quinua com legumes e verduras
fruta de sobremesa

Lanche antes de dormir:
leite de soja/arroz/amêndoa ou iogurte de soja com castanhas ou fruta seca/desidratada /

É isso, 
Bjos Minutry

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Páscoa sem culpa!

Olá pessoal,


Coelhinho da Páscoa que trazes pra mim?...
1kg, 2kg, 3kg assim…

Semana santa, páscoa chegando, e muitas tentações à vista! Ovos, ovinhos, bombons, coelhinhos de chocolate, ovos recheados...Fica difícil resistir!


E quem pensou em começar alguma dieta nesta época então esquece, né?!rsrs
Só semana que vem MESMO!!Ou não né...porque aposto vai sobrar muuuuito chocolate na sua casa e você ainda vai comê-los por um bom tempo. 

E os exageros nesta época podem causar estragos na alimentação, principalmente quem está em processo de emagrecimento. Para se ter uma idéia, 100g do chocolate ao leite possui cerca de 568 calorias, e o chocolate amargo, 544 calorias. O consumo exagerado pode provocar aumento de peso, do colesterol, dos triglicérides no sangue e o aparecimento de doenças cardiovasculares. Isso contando os chocolates simples, imaginem os com castanhas, recheados com brigadeiros, trufados...é melhor nem saber né?!

Uma boa notícia é que o chocolate amargo, (acima de 55% de cacau) têm alto teor de flavonóides, substância antioxidante que traz diversos benefícios à saúde. Os flavonóides do chocolate têm demonstrado benefícios como a diminuição do risco de doenças cardiovasculares, reduzindo o “mau” colesterol (LDL); melhoria no sistema imunológico, na pressão arterial e na circulação sangüínea.


Mas isso realmente só vale para chocolate meio amargo, ok?! Esqueça chocolate branco, ou aquele ao leite. E também não adianta "se entupir" de chocolate meio amargo.  Pequenas quantidades diárias (cerca de 30g) pode ser benéfico, desde que o restante da sua dieta seja saudável e que o seu peso permita as calorias extras. Não coma chocolate como substituto de frutas e legumes. Se você não é diabético não consuma os chocolates diet, apesar de não conterem açúcar, são até mais calóricos e mais gordurosos do que os convencionais.

Com os excessos, pessoas mais sensíveis podem ter enxaqueca provocada por alergias ou devido à ação de substâncias vasodilatadoras presentes no chocolate, além de irritações na pele, no estômago e na mucosa intestinal.

Muito se fala que o chocolate é responsável por causar espinhas, porém nenhum estudo científico comprova a relação entre o consumo de chocolate e o surgimento delas. Alguns dermatologistas, no entanto, afirmam que pacientes com propensão à acne relatam piora após a ingestão exagerada de chocolate.

O chocolate também é considerado um vício para algumas pessoas. Ele realmente contém substâncias que podem provocar um certo vício: a teobromina, a cafeína e a feniletiamina. Para ser caracterizada como dependente, a pessoa precisa consumir chocolate para se sentir bem ou ter sintomas depressivos quando fica muito tempo sem comê-lo. Geralmente, o problema afeta os indivíduos angustiados e os ansiosos. Porém acredito que esse “vício” está mais relacionado a um fator social.


Para não estragar a dieta:


• Procure comer apenas o chocolate como sobremesa, fuja de pudins, tortas ou bolos, afinal você vai comer o chocolate de qualquer jeito, não é mesmo?
• Não fique sem almoçar ou jantar só para comer o chocolate, faça suas refeições normalmente;
• Opte sempre por saladas e grelhados, assim você economizará um pouco nas calorias;
• Evite comer muito carboidrato no dia (arroz, massas, pães, etc.), pois o chocolate já é rico carboidrato;
• Coma chocolate com moderação e de preferência o amargo pelas suas ótimas propriedades já citadas;
• Malhe em dobro!Se não for à academia, pelo menos vá caminhar ou correr no parque
• Prefira os ovos mais simples possíveis, os puros;
• Fuja dos trufados, recheados, com castanhas, crocantes, quanto mais ingredientes adicionados, mais calóricos!
• Beba muita água, no mínimo 2L no dia, assim fica mais fácil de eliminar as toxinas;
• E claro, lembre-se que a Páscoa mesmo é apenas 1 dia e não a semana inteira ou o mês inteiro.


Para saber as calorias dos ovos mais tradicionais tem uma matéria bem bacana na uol >  http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/album/1204_pascoa_album.jhtm

Não descuide da balança e nem da saúde!


“Aprecie com moderação” e BOA PÁSCOA!


É isso!
Bjos Minutry

segunda-feira, 26 de março de 2012

Criança precisa de rotina alimentar

Olá pessoal, 

A verdade é que o corpo gosta de rotina. Basicamente porque as funções que fazem com que nosso organismo funcione têm uma ordem estabelecida. Há o tal relógio biológico, que é a maneira como essa máquina complexa que é o corpo humano funciona, seu ritmo interno. É preciso observá-lo e respeitá-lo para que ele se desenvolva e se mantenha. A nossa máquina, portanto, também precisa cumprir determinados "expedientes".

Se é assim para um adulto, que conta com uma estrutura corpórea já formada, mais fundamental a rotina se torna para os pequenos, ainda em fase de desenvolvimento. Adotar uma rotina disciplinada, principalmente para a alimentação, ajuda a ensinar ao corpo os períodos em que melhor poderá aproveitar a energia e os nutrientes que a ele são oferecidos.

Sem isso, diversas funções podem ser prejudicadas e a sincronia entre as necessidades do organismo e o que ele recebe, quebrada. Além disso, as crianças terão mais dificuldades para aprenderem a importância das refeições e dificilmente conseguirão desfrutar o equilíbrio que uma rotina alimentar proporciona.

Cada coisa tem sua hora

Todas as manhãs, por exemplo, os pequenos precisam de uma carga extra de energia. Além de quebrar o jejum do período do sono, um café da manhã saudável é fundamental para que as crianças cumpram determinadas tarefas, como estudar ou participar de atividades físicas e esportivas, sem dificuldades.

A ausência dessa refeição, ou a substituição dos alimentos nutritivos que ela deve conter por outros, podem prejudicar o rendimento escolar e até o desenvolvimento físico e intelectual.
Inserir um lanche entre o café da manhã e o almoço, permite um almoço mais equilibrado, sem que a ansiedade ou a fome exagerada cheguem até a mesa. No período da tarde, é interessante oferecer um lanche lácteo (um copo de leite ou iogurte) antes do jantar. Aí, tem-se a quantidade de refeições recomendada por nutricionistas para as crianças (deixando claro que uma dieta individualizada e correta deve ser prescrita por um nutricionista).

Para que a rotina se estabeleça é imprescindível que todas essas refeições aconteçam diariamente nos mesmos horários. É evidente que podem existir pequenas variações. 

Outro ponto a favor dessa disciplina é o fato dela funcionar como uma importante arma dos pais no combate à obesidade infantil. Grande parte das guloseimas pouco nutritivas e altamente calóricas são consumidas pelas crianças entre as refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) ou quando essas refeições são substituídas.
Oferecendo a quantidade de alimento correta para suprir a  fome e o seu gasto de energia, os pais conseguem que esses consumos passem a ser muito mais controlados e adequados. Além disso, com a regularidade, a criança tenderá a sentir fome todos os dias nos mesmos horários e a ter essa fome devidamente saciada com refeições nutritivas e equilibradas.

Rotineiro e divertido
Fácil para nós, adultos, é compreender as necessidades do estabelecimento de uma rotina alimentar. Bem mais complicado é convencer os pequenos a segui-la (sim, para nós também é difícil segui-la, mas a nossa consciência dos benefícios que essa atitude traz acaba por nos favorecer).

Uma maneira de não transformar as refeições em transtornos e de convencer os pequenos a seguir a tal disciplina alimentar é cuidar para que cada refeição seja bastante saborosa e tenha um visual especial. Sabor e visual são muito mais atraentes, certamente, do que os evidentes valores nutricionais dos alimentos. Fazer com que os pequenos ajudem no preparo desses alimentos também pode transformar o momento de sentar à mesa um prazer, quase uma brincadeira.

Aqui, vale salientar: faz parte de estabelecer hábitos alimentares saudáveis cuidar para que existam horários no dia onde a única atividade seja comer. Nada de se alimentar correndo, na frente da televisão. Quanto mais as crianças estiverem atentas ao sabor dos alimentos, melhor esses serão mastigados e digeridos e maior será o prazer de cada refeição.

Prazer e rotina alimentar são potentes aliados para que as crianças cresçam fortes e saudáveis. Para que essa coisa de comer na hora certa deixe de ser vista como uma chatice. E para que esse seja mais um hábito saudável a perdurar por toda a vida.



É isso, 
Bjos Minutry

quarta-feira, 21 de março de 2012

Carne vermelha comer ou não comer?

Olá pesssoal, 

Bom, eu pessoalmente não como carne vermelha há quase 10 anos. Meus motivos são vários, e vão muito além do simples fato de ser saudável ou não. Mas nem por isso tento "converter" as pessoas a pararem de comer, porém não devo negar que com meus pacientes dou uma "forçadinha" para se diminuir pelo menos  a frequência. rsrs

A Carne Vermelha é um dos alimentos mais requisitados na alimentação humana, desde os tempos em que o homem caçava o próprio animal. Certamente, não se pode negar o sabor e a sua popularidade na mesa do brasileiro. Atualmente, fala-se muito sobre os efeitos prejudiciais que a carne vermelha pode trazer à saúde.

Mitos ou verdades? A questão é que as pessoas preocupadas com a saúde ficam cheia de dúvidas e acabam desenvolvendo determinados hábitos radicais em relação a esse alimento. É importante desmistificar que a carne vermelha faz mal à saúde. Na verdade, não existe confirmação científica de que o consumo de carne vermelha reduza a expectativa de vida do consumidor. Deve-se sempre levar em consideração que qualquer excesso é prejudicial e portanto, de carne vermelha também é prejudicial, principalmente porque pode sobrecarregar os rins e aumentar os riscos de doenças coronarianas, devido ao seu alto teor de gorduras saturadas, que junto ao colesterol LDL, aloja-se nas artérias. O melhor é seguir uma dieta variada, com moderação nas quantidades, e no caso da carne, evitar cortes mais gordurosos.

A ingestão deve ser feita preferencialmente com cortes mais magros, conhecidos popularmente como “carne de segunda” (coxão mole ou duro, lagarto, fraldinha, alcatra, maminha e patinho etc.), deixando a picanha, filé mignon e carnes mais gordurosas, muito apreciadas também por crianças, para ocasiões esporádicas.
Outra estratégia importante é o modo de preparo da carne vermelha: sabe-se que grelhar é a forma mais saudável para preparar, porém, a “crostinha” que se forma é rica em nitrosamina, substância altamente cancerígena, formada pela reação do Nitrito presente na carne.

 O consumo prolongado de carne vermelha e processada aumenta o risco de desenvolver câncer de cólon, foi essa a conclusão de um estudo realizada pela American Cancer Society. Aqueles que consumiram mais carne vermelha e processada por mais de 10 anos tiveram um aumento de 30% no risco de desenvolver câncer de cólon e 40% de câncer retal comparados aos que consumiram menos. 
A importância da carne na dieta humana é muito maior do que se imaginava. Um estudo que acaba de ser divulgado pela Universidade do Sul da Califórnia, nos Estados Unidos, revela que os ancestrais do homem moderno passaram a viver mais depois que começaram a comer carne.

De acordo com os pesquisadores envolvidos no estudo, o ganho se deu na forma do desenvolvimento de genes que se sobrepuseram ao aumento nos níveis de colesterol e a outros problemas de uma dieta rica em carne.
“A carne contém colesterol e gordura, sem falar de parasitas potenciais e doenças”, disse Stanford. “Nós acreditamos que os humanos evoluíram de modo a resistir a todos esses fatores prejudiciais. Uma doença como a da vaca louca, por exemplo, teria dizimado o homem se não tivéssemos desenvolvido genes tolerantes à carne.”

Se o homem desenvolveu genes para compensar a mudança para uma dieta rica em carne, por que tantos sofrem hoje em dia com problemas relacionados ao colesterol alto e a doenças vasculares? A resposta, dizem os cientistas, é simples: falta de exercícios e de moderação.

O ferro presente na carne vermelha é o que tem melhor absorção. As leguminosas, como feijão, grão de bico e lentilha, também têm ferro (conhecido como ferro-não heme), no entanto não apresentam uma biodisponibilidade tão alta quanto a da carne (Ferro-heme). A carne vermelha também contém vitaminas e minerais indispensáveis para o crescimento como Zinco e de vitamina B12. 

Portanto, minha dica é diminuir SIM o consumo de carne vermelha, e dar preferência à carnes brancas. O consumo ideal de carne vermelha seria de 1-3 x por semana, dependendo do estilo de vida de cada um. Agora, se você deseja para de comer carne vermelha de vez, é bom procurar a orientação de um nutricionista que irá balancear sua dieta para que nenhum nutriente falte em sua alimentação.  

É isso, 
Bjos Minutry 

quarta-feira, 14 de março de 2012

O maiores erros alimentares de quem treina

Olá pessoal, 

você está aí se matando de malhar à meses e o resultado ainda não é o que você imaginava, certo?! Já parou para pensar que as atitudes que você toma em seu dia a dia podem influenciar seus resultados?


Vamos aos erros mais clássicos:



Treinar em jejum

Por ter níveis de açúcar no sangue muito baixos ao acordar, muitos esportistas pensam que podem se beneficiar se permanecerem em jejum, pois o corpo irá utilizar mais rapidamente gordura como fonte energética. Certamente, se o treino for aeróbico, a gordura contribuirá mais como combustível, mas também as proteínas do músculo se degradarão para fornecer energia.  Se o treino for de musculação, a ausência de carboidratos, implicará não só na perda de músculo, com utilização das proteínas, como também na continuidade do exercício. Além disso, o jejum deixa o corpo em estado econômico, diminuindo a taxa de metabolismo basal. Com isso, você em 1 hora de esteira vai gastar menos energia do que gastaria se tivesse se alimentado.

Fazer dieta de restrição de total de carboidratos

Alguns carboidratos certamente não precisam ser incluídos, como farináceos acrescidos de açúcar ou gordura (biscoitos, bolos, pães brancos, massas, tortas), pois estes acrescentam muitas calorias vazias e pouco valor nutritivo, além de provocar aumento muito rápido da insulina, favorecendo o acúmulo de gordura corporal. No entanto, carboidratos saudáveis, como pão integral light, massas integrais, ervilha, lentilha, feijão, cevada, arroz integral, milho, trigo em grão, fibra de trigo, aveia, cereal em flocos sem açúcar, torradas integrais, são fundamentais para melhorar o desempenho esportivo em todas as modalidades, recuperação adequada, como também para garantir uma queima adequada de gorduras e manter o bom humor!
O que se deve fazer é saber escolher os tipos de carboidratos e claro, adequá-lo nos horários certos ao longo do dia. 
 
Fat Burners para queimar gordura
Os fat burners, ou mais especificamente L-carnitina, o lipolítico mais consumido em academias, até podem levar as gorduras até a porta das mitocôndrias, onde deveriam ser queimadas, no entanto, ao chegar lá, não há receptores suficientes para permitir sua entrada. Ou seja, neste caso, o fator limitante é o receptor, e este não pode ser suplementado, Com isso, constatamos que a L-carnitina, não tem qualquer aplicabilidade. Não gaste seu dinheiro com L-carnitina, ok?!

Os fat burners que realmente funcionam, são a base de cafeína, e/ou outros estimulantes e devem ser usados com muuuuita cautela e somente com orientação médica ou de um nutricionista. O principio ativo é composto por substâncias adrenérgicas, que liberam adrenalina, provocando aceleração nos batimentos cardíacos, e faz com que forneça mais disposição para atividades físicas e mentais e, como conseqüência, um pequeno aumento da temperatura corporal. É muito perigoso para quem tem algum histórico de doença cardiovascular, e se misturados com bebidas alcóolicas o perigo se torna ainda maior. Além disso pode causar dependência. 
  
Não se hidratar o suficiente
A perda de 2 a 3% do seu peso corporal pelo suor já pode prejudicar seu desempenho esportivo. Seja por falta de hábito ou de atenção, o consumo de líquidos tem sido menor que o desejável para manutenção perfeita do balanço hidroeletrolítico do corpo, prevenção de câimbras,  etc. Água sempre! Especialmente em dias quentes. 

Consumir itens mais calóricos com a desculpa ...já que treinei eu mereço
O consumo de alimentos ricos em açúcar, como chocolates, bombons são muitas vezes recompensa por horas de treino... Você absolutamente não precisa de açúcar para nada! Portanto, não crie desculpas desnecessárias, não inclua doces todas as vezes que treinar. Deixe sobremesas para aproveitar no almoço de família ou naquele dia especial. O mesmo vale para salgados ditos como assados, e muitas vezes riquíssimos em gordura, como quiches e pães recheados, prefira sanduíches de pão integral light com frios de baixo teor de gordura, iogurtes lights e/ou frutas para os intervalos da tarde.

Tentar fazer dieta o dia todo, e não resistir à refeição noturna
Certamente um dia inteiro de fome acabará por água a baixo quando tiver distante da rotina diária, em casa, diante de uma comida caseira ou, na rua em um evento social... Portanto, a melhor forma de adestrar seu apetite noturno é consumir um bom café da manhã e almoço, e inserir lanches intermediários, um de manhã, mais um ou dois à tarde. Substitua os estoques de salgadinhos, bolachas da despensa por frutas secas, torradas integrais, geléia diet, queijos lights, chás e sucos sem açúcar.

Abusar de cápsulas de vitaminas e minerais
Achar que cápsulas conseguem substituir o valor dos vegetais e frutas é um erro ... Estes alimentos contém muito além de vitaminas e minerais, eles são ricos em fitoquímicos, substâncias ativas que funcionam como antioxidantes, prevenindo doenças como o câncer, fibras e outras substâncias que não podem ser encontradas nas cápsulas.
  
É isso, 
Bjos Minutry