Bem vindos!

Olá pessoal!!Bem vindos ao espaço para falar sobre nutrição e saúde de forma informal e descontraída. Aqui podemos trocar experiência, dicas, receitas saudáveis e opinar sobre os temas atuais!!

Marcadores

Mostrando postagens com marcador nutrição e estética. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador nutrição e estética. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Inchaço sob controle!

Olá pessoal,
No período da TPM e no período menstrual é quando o problema se torna mais evidente devido à grande oscilação hormonal. A progesterona, é o hormônio que altera o mecanismo de equilíbrio hídrico, favorecendo a retenção de líquido no organismo.
A retenção de líquidos acomete 9 em cada 10 mulheres e pode acarretar uma variação no peso de 1 até 2Kg no dia.
Ou seja, além de irritadas e sensíveis a gente também incha!!

Saiba então como controlar este problema...


Quais alimentos devem ser evitados?
  • Deve-se adotar uma dieta com menos sal (sódio) possível. Evitar alimentos industrializados, embutidos e enlatados que contém muito sódio como: salsichas, presunto, mortadela, salame, queijos amarelos, frios em geral, sucos em pós, temperos industrializados como ketchup, mostarda, molho shoyu, picles, azeitonas, ervilhas e legumes enlatados, carnes com muito sal como bacalhau e carne-seca, etc.
  • Outro aditivo, o glutamato monossódico, também deve ser evitado! Até mesmo aquelas “inocentes sopinhas” de saquinho com baixas calorias, que são ricas em sódio.
  • Os refrigerantes mesmo sendo light ou zero também devem ser evitados devido ao teor do sódio. Por isso, sempre leia o rótulo dos alimentos e fuja dos que tem glutamato monossódico ou sódio em sua composição.
  • Alimentos com alto Índice Glicêmico (IG), ou seja, que demandam uma grande quantidade de insulina para serem absorvidos pelo organismo, também devem ser evitados. Isso porque apesar de não terem alto teor de sódio, a insulina, por sua vez, retém sal é água, o que contribui com o inchaço. Por isso, é importante controlar também a ingestão de carboidratos simples, feitos com farinha branca como as massas, pães, batata, mandioca, beterraba, arroz branco, doces e o açúcar.
Quais alimentos ajudam a desinchar? 
  • Primeiro fator é beber muita água para limpar o organismo, pois além de estimular os rins e melhorar a circulação, ajuda a equilibrar a quantidade de sódio no organismo e a eliminar as toxinas!
  • Invista em hortaliças e frutas que facilitam e prolongam a digestão, melhorando a absorção de minerais que evitam a retenção
  • Consuma alimentos naturalmente diuréticos, como: como chuchu, pepino, melancia, melão, pêra, abacaxi, tomate, broto de feijão, aipo, alcachofra, erva-doce, acelga, berinjela, espinafre, brócolis, couve, gengibre e canela.
  • Alimentos ricos em potássio, também podem ajudar! Este mineral ajuda a eliminar o excesso de sódio do organismo. Banana, berinjela, água de coco, sementes de linhaça, tomate, melão, pêssego, laranja e espinafre, são boas fontes deste mineral.
  • Aposte no magnésio que previne a retenção de líquidos. Abacate, cereais integrais, granola, arroz integral, castanhas, legumes e vegetais verdes.
  • Inclua alimentos ricos em vitaminas do complexo B, especialmente B6. Eles agem na redução dos níveis de homocisteína, proteína presente no sangue que aumenta com a idade e prejudica a circulação. São eles: frango, banana, cereais integrais, levedo de cerveja, arroz integral, cará, alho, sementes de gergelim.
  • Alimentos ricos em silício normalizam a capacidade de retenção hídrica entre as células. Ótimas fontes são aveia, cevada, salsa, nabo, alho, avelã, castanha do Pará feijão, centeio, trigo e geléia real.
  • Abuse do temperos naturais como alho, salsinha, salsão, cebola, orégano, hortelã, limão, manjericão, gengibre, coentro e cominho. Assim você dá mais sabor aos alimentos sem precisar adicionar sal.
Ah, claro que ficar sentada o dia todo não vai ajudar em nada!!Mexa-se!


É isso, bom feriadinho!
Bjos Minutry

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Flacidez também se cuida com alimentação!

Olá pessoal,


Flacidez não é exclusividade das gordinhas(os), as magrinhas(os) também sofrem e muito com este mal! Se você malha direito e ainda continua com flacidez, o problema pode ser a sua alimentação. É fato que para se acabar com a flacidez você precisa se mexer! Não adianta ficar sentada o dia todo comendo porcarias e reclamando da vida.
A atividade física é o principal fator que ajuda na flacidez, especialmente atividades localizadas com peso, ou seja...musculação! Sim, mulherada podem deixar de fazer só exercícios aeróbicos e começarem a puxar um "ferrinho". É chato, mas é mais do que necessário para combater a flacidez. Para quem não suporta musculação, hoje existem diversas aulas com peso que promovem a definição muscular - aula de local, body pump e até mesmo o pilates são muito bem vindos.
Muitos tratamentos estéticos prometem dar um "help" no problema, e realmente funcionam. Trabalho no meio estético e sempre tem novidades, mas o mais novo queridinho das clínicas é o Power Plate. Para quem não conhece, é uma plataforma vibratória que trabalha todas as áeras do corpo e ajuda a combatar as áreas mais flácidas do corpo.
A alimentação também entra como outro ponto importante. Alguns nutrientes são essenciais para síntese de colágeno. Os principais são:
  • silício - encontrado na aveia, cevada, arroz integral, trigo, etc;
  • vitamina c - presente nas frutas cítricas, folhas verdes escuras, tomate, etc;
  • cobre - está nos frutos do mar, carnes, cacau em pó, feijões, nozes, etc;
  • manganês - em boas quantidades nos grãos integrais, leguminosas, nozes, damasco seco, etc;
  • aminoácidos lisina, prolina e glicina - principalmente em alimentos de origem animal como queijos, ovos, carne bovina, peixes, aves e lacticínios.

Todos esses são precursores de colágeno, que melhoram a elasticidade e a flacidez da pele. Você pode consumí-los na alimentação ou para um resultado mais eficiente, por meio de suplementação. Qualquer suplementação deve ser prescrita pela nutri ou pelo dermato, sempre com acompanhamento, pois cada pessoa necessita de uma dose específica.
É isso!
Bjos Minutry

segunda-feira, 29 de março de 2010

Alimentação para pele seca e senível


Olá pessoal,

continuando o post sobre alimentação para os tipos de pele...pele seca e sensível também se beneficia com uma aliemntação rica e variada.

• Para este tipo de pele, as orientações abaixo para pele oleosa, são válidas, mas é preciso caprichar nas doses de vitaminas antioxidantes, pois este tipo de pele é mais propença a formação de rugas.

• Capriche nas doses dos antioxidantes como: acerola, abacaxi, goiaba, melancia, mamão, laranja, uva vermelha, morango, e cereais integrais, castanha do Pará, nozes, óleos vegetais, vegetais de folhas verdes, brócolis e frutas vermelhas, sementes de abóbora, etc.

• Aloe e Vera (Babosa) é super hidratante e nutritivo, você pode usar batido com suco de frutas.

• Aveia também é hidratante e nutritivo, incluir diariamente na alimentação vai deixar sua pele mais bonita e hidratada.

• Aposte nas frutas nutritivas e com propriedades hidratantes como: banana, coco, kiwi, maça verde, manga rosa, morango, abacate, pêssego e pitanga.

• Alimentos ricos em gorduras boas como, óleo de linhaça, azeite extra-virgem, nozes, castanhas e gérmem de trigo, ajudam na hidratação da pele.

• Evite café e bebida alcoólica, sal, alimentos condimentados, carne vermelha, laticínios, alimentos refinados e fritos e açúcar em excesso.
É isso!

Bjos Minutry

quinta-feira, 25 de março de 2010

Alimentação para os tipos de pele


Olá pessoal,

Para se ter uma pele saudável, é importante que a alimentação seja balanceada, rica em vitaminas, minerais, proteínas e fibras. Dietas muito restritivas que priorizam determinados alimentos e excluem outros, podem prejudicar a nutrição do organismo e deixar a pele seca, opaca, sem vida!

A alimentação também pode influenciar no aparecimento da acne, há uma relação no consumo de alimentos gordurosos e com muito açúcar com o aparecimento das espinhas. Porém nada está diretamente comprovado, isso varia de pessoa para pessoa. Já a pele seca, precisa de hidratação extra, alimentos ricos em gorduras boas, auxiliam na hidratação da pele.


Hoje vou colocar as dicas para quem tem pele oleosa com tendência à acne. Dê uma olhada:


• Evite alimentos gordurosos, como chocolate, carnes gordurosas, bacon, salsicha, salame, queijos amarelos, nozes, frituras, marisco, manteiga, chocolate, cacau, amido, produtos suínos, refrigerantes à base de cola, açúcar, café, chá muito quente e álcool que dilata os poros. Esses alimentos não causam a acne diretamente, mas podem agravar o aparecimento delas.
• Beba bastante água, pelo menos 8 copos de água por dia.
• Evite alimentos com um elevado índice glicêmico (IG). A ingestão desses alimentos, como o pão e arroz branco, bolachas, batata (cozida, assada ou puré), aumenta a taxa de glicose no sangue, alterando o sistema endócrino, o que se reflete negativamente na pele.
• Prefira alimentos integrais, como pão e arroz integral, bolachas e torradas integrais, que não aumentam a taxa de glicose.
• Abuse no consumo de frutas, verduras e legumes.
• Aumente o consumo de fibras, elas ajudam no funcionamento do intestino e auxiliam na eliminação das toxinas.
• Consuma alimentos ricos em vitamina A. O betacaroteno, pode reduzir a produção de sebo controlando a atividade das glândulas sebáceas. Boas fontes: cenoura, manga, moranga, mamão, espinafre, brócolis, rúcula, agrião, gema do ovo, leite, fígado, etc.
• Inclua alimentos ricos em Vitamina B6, que ajuda a regular os níveis de hormônio associados ao desenvolvimento das lesões da acne, por isso, o que reduz as suas complicações. Você encontra esta vitamina no frango, atum, fígado, banana, cereais integrais, levedo de cerveja, arroz integral, cará, alho e semente de gergelim.
• Alimentos ricos em vitamina B2, ajudam a controlar a oleosidade da pele. Aumente o consumo de couve, leite, queijos, ervilha, ovo, arroz integral, cenoura, mandioca, mandioquinha, tomate, feijão, abacate, abacaxi, goiaba, mamão e manga.
• O zinco encontrado nos frutos do mar, carnes e cereais integrais, está relacionado com a manutenção da saúde da pele, pois aumenta a atividade imunológica, reduz inflamações e promove a regeneração do tecido e níveis saudáveis de hormônios.
• O manganês possui ação antiinflamatória, você encontra nos grãos integrais, nozes e leguminosas, frutas e vegetais.
• Peixes como salmão, sardinha, atum, cavala e arenque, são ricos em ômega 3 que auxiliam no processo inflamatório, auxiliando na cicatrização da acne.
• A vitamina C também ajuda, por ser antioxidante e antiinflamatória. Aposte nas frutas cítricas como acerola, goiaba, laranja, limão, caju, morango, tomate, abacaxi, goiaba, pimentão, brócolis.
• O chá verde repele as bactérias que causam as espinhas e reduz a inflamação.
• A clorofila, presente nas folhas verde escuras, é desintoxicante e pode ajudar no combate da acne.
• Ervas naturais como, alecrim, camomila, erva-cidreira e erva-doce, ajudam a controlar a oleosidade da pele e por conseqüência, o aparecimento da acne.
• Própolis e Mel possuem ação antiinflamatória, fungicida e revitalizante.


É isso

Bjos Minutry

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Sucos que ajudam na celulite!



Olá pessoal,

muita gente me pergunta se existe algum alimento, suco ou chá capaz de eliminar a celulite. A resposta infelizmente é NÃO! Nenhum alimento faz milagre sozinho, mas dentro de um contexto de alimentação equilibrada e exercícios físicos regulares, alguns sucos e chás podem auxiliar SIM, no aspecto da celulite. Todos esse sucos são diuréticos, possuem propriedades anti-inflamatórias e auxiliam no aspecto da pele de “casca de laranja”.

Vamos anotar??

Suco I
- 250 ml de água de coco
- 1 colher de sobremesa de salsa
- 1 pires de chá de couve manteiga crua
- 1 fatia grossa de abacaxi
- 3 folhas de hortelã
- suco de ½ limão

Benefícios: Este suco é rico em antioxidantes que ajudam a reduzir a inflamação típica da celulite. A couve e a salsa, possuem efeito desintoxicante; o limão contém vitamina C e limoneno, ambos com atividade antiinflamatória, garantindo uma pele mais lisa. O potássio da água de coco evita a retenção de líquido, outra característica do processo inflamatório. O abacaxi tem efeito antiinflamatório, diurético e digestivo, graças a uma substância encontrada em seu miolo, a bromelina, e a hortelã, auxilia na digestão.

Suco II
- 1 copo de 200ml de chá de cavalinha gelado (fazer a infusão de 1 copo de 250ml de água quente c/ 1 col de sobremesa da erva cavalinha, deixar descansar por 5 minutos e depois colocar p/ gelar)
- 1 maçã com casca
- 1 kiwi
- ½ cenoura
- 1 pedaço pequeno de gengibre picado
- 1 colher (sopa) de gérmem de trigo
A cavalinha é um chá desintoxicante e diurético, a maçã auxilia ajuda a eliminar as toxinas, e o kiwi é rico em potássio que evita a retenção de líquidos no organismo e a cenoura auxilia o funcionamento do intestino. O gengibre é antioxidante e possui propriedades antiinflamatórias, já o gérmem de trigo é rico em ferro e vitaminas do complexo B, que são indispensáveis para desintoxicação do organismo.

Suco III

- 1 copo de 200ml de chá de Hamamélis gelado (fazer a infusão de 1 copo de 250ml de água quente c/ 1 col de sobremesa da erva cavalinha, deixar descansar por 5 minutos e depois colocar p/ gelar)
- 1 fatia de melão
- ½ pepino
- Raspas de limão
- 1 col de sopa de semente de linhaça

O chá é desintoxicante e diurético. O Melão é fonte de potássio que ajuda a eliminação dos líquidos acumulados no organismo. O pepino hidrata, e ajuda a “varrer” as toxinas das células. Já a casca do limão, contém substâncias antioxidantes e a linhaça é rica em Omega 3, e possui ação anti-inflamatória.

Suco IV
- 1 copo de 100ml de chá de Castanha-da-índia gelado (fazer a infusão de 1 copo de 250ml de água quente c/ 1 col de sobremesa da erva cavalinha, deixar descansar por 5 minutos e depois colocar p/ gelar)
- 1 pêra
- Suco de 1 lima da pérsia
-Suco de 1 laranja
- 1 castanha do Pará

O chá é desintoxicante e diurético. A pêra é rica em potássio, que ajuda a combater a retenção de líquidos e junto com a lima e a laranja, melhorara a circulação linfática e reduz o acumulo de líquidos no corpo. A castanha-do-Pará é rica em selênio, importante antioxidante contra o envelhecimento das células.

Suco V
- 1 copo de 200ml de chá de espinho branco gelado (fazer a infusão de 1 copo de 250ml de água quente c/ 1 col de sobremesa da erva cavalinha, deixar descansar por 5 minutos e depois colocar p/ gelar)
- 1 fatia de melancia
- 1/2 beterraba
- 1 col de sopa de aveia
O chá é desintoxicante e diurético. A melancia é diurética e rica em fibras, já a beterraba, auxilia a circulação sangüínea, e ajuda a varrer as toxinas das células. A aveia é rica em silício, previne a formação dos furinhos reorganizando as fibras de sustentação da pele.
Beijos
Minutry