Bem vindos!

Olá pessoal!!Bem vindos ao espaço para falar sobre nutrição e saúde de forma informal e descontraída. Aqui podemos trocar experiência, dicas, receitas saudáveis e opinar sobre os temas atuais!!

Marcadores

Mostrando postagens com marcador Nutrição esportiva. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Nutrição esportiva. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 14 de março de 2012

O maiores erros alimentares de quem treina

Olá pessoal, 

você está aí se matando de malhar à meses e o resultado ainda não é o que você imaginava, certo?! Já parou para pensar que as atitudes que você toma em seu dia a dia podem influenciar seus resultados?


Vamos aos erros mais clássicos:



Treinar em jejum

Por ter níveis de açúcar no sangue muito baixos ao acordar, muitos esportistas pensam que podem se beneficiar se permanecerem em jejum, pois o corpo irá utilizar mais rapidamente gordura como fonte energética. Certamente, se o treino for aeróbico, a gordura contribuirá mais como combustível, mas também as proteínas do músculo se degradarão para fornecer energia.  Se o treino for de musculação, a ausência de carboidratos, implicará não só na perda de músculo, com utilização das proteínas, como também na continuidade do exercício. Além disso, o jejum deixa o corpo em estado econômico, diminuindo a taxa de metabolismo basal. Com isso, você em 1 hora de esteira vai gastar menos energia do que gastaria se tivesse se alimentado.

Fazer dieta de restrição de total de carboidratos

Alguns carboidratos certamente não precisam ser incluídos, como farináceos acrescidos de açúcar ou gordura (biscoitos, bolos, pães brancos, massas, tortas), pois estes acrescentam muitas calorias vazias e pouco valor nutritivo, além de provocar aumento muito rápido da insulina, favorecendo o acúmulo de gordura corporal. No entanto, carboidratos saudáveis, como pão integral light, massas integrais, ervilha, lentilha, feijão, cevada, arroz integral, milho, trigo em grão, fibra de trigo, aveia, cereal em flocos sem açúcar, torradas integrais, são fundamentais para melhorar o desempenho esportivo em todas as modalidades, recuperação adequada, como também para garantir uma queima adequada de gorduras e manter o bom humor!
O que se deve fazer é saber escolher os tipos de carboidratos e claro, adequá-lo nos horários certos ao longo do dia. 
 
Fat Burners para queimar gordura
Os fat burners, ou mais especificamente L-carnitina, o lipolítico mais consumido em academias, até podem levar as gorduras até a porta das mitocôndrias, onde deveriam ser queimadas, no entanto, ao chegar lá, não há receptores suficientes para permitir sua entrada. Ou seja, neste caso, o fator limitante é o receptor, e este não pode ser suplementado, Com isso, constatamos que a L-carnitina, não tem qualquer aplicabilidade. Não gaste seu dinheiro com L-carnitina, ok?!

Os fat burners que realmente funcionam, são a base de cafeína, e/ou outros estimulantes e devem ser usados com muuuuita cautela e somente com orientação médica ou de um nutricionista. O principio ativo é composto por substâncias adrenérgicas, que liberam adrenalina, provocando aceleração nos batimentos cardíacos, e faz com que forneça mais disposição para atividades físicas e mentais e, como conseqüência, um pequeno aumento da temperatura corporal. É muito perigoso para quem tem algum histórico de doença cardiovascular, e se misturados com bebidas alcóolicas o perigo se torna ainda maior. Além disso pode causar dependência. 
  
Não se hidratar o suficiente
A perda de 2 a 3% do seu peso corporal pelo suor já pode prejudicar seu desempenho esportivo. Seja por falta de hábito ou de atenção, o consumo de líquidos tem sido menor que o desejável para manutenção perfeita do balanço hidroeletrolítico do corpo, prevenção de câimbras,  etc. Água sempre! Especialmente em dias quentes. 

Consumir itens mais calóricos com a desculpa ...já que treinei eu mereço
O consumo de alimentos ricos em açúcar, como chocolates, bombons são muitas vezes recompensa por horas de treino... Você absolutamente não precisa de açúcar para nada! Portanto, não crie desculpas desnecessárias, não inclua doces todas as vezes que treinar. Deixe sobremesas para aproveitar no almoço de família ou naquele dia especial. O mesmo vale para salgados ditos como assados, e muitas vezes riquíssimos em gordura, como quiches e pães recheados, prefira sanduíches de pão integral light com frios de baixo teor de gordura, iogurtes lights e/ou frutas para os intervalos da tarde.

Tentar fazer dieta o dia todo, e não resistir à refeição noturna
Certamente um dia inteiro de fome acabará por água a baixo quando tiver distante da rotina diária, em casa, diante de uma comida caseira ou, na rua em um evento social... Portanto, a melhor forma de adestrar seu apetite noturno é consumir um bom café da manhã e almoço, e inserir lanches intermediários, um de manhã, mais um ou dois à tarde. Substitua os estoques de salgadinhos, bolachas da despensa por frutas secas, torradas integrais, geléia diet, queijos lights, chás e sucos sem açúcar.

Abusar de cápsulas de vitaminas e minerais
Achar que cápsulas conseguem substituir o valor dos vegetais e frutas é um erro ... Estes alimentos contém muito além de vitaminas e minerais, eles são ricos em fitoquímicos, substâncias ativas que funcionam como antioxidantes, prevenindo doenças como o câncer, fibras e outras substâncias que não podem ser encontradas nas cápsulas.
  
É isso, 
Bjos Minutry

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

O que comer antes, durante e pós treino?

Olá pessoal, 
para quem se sente um pouco perdido na hora de o que comer antes e depois do treino, aí vão algumas dicas...

O que comer antes do treino?? 

Para garantir uma boa performance, antes dos exercícios opte por alimentos ricos em carboidratos e de preferência os interais, ricos em fibras como: macarrão integral, pão integral, bolachas integrais, frutas, barra de cereais ou cereais integrais. Esse tipo de carboidrato garante uma energia mais constante  durante o exercício. Evite o consumo de refeições pesadas com muita proteína ou gordura, que possuem uma digestão mais lenta, podendo assim, provocar desconforto gástrico durante o exercício. Jamais inicie qualquer atividade física em jejum.

O que comer depois do treino?

Após os exercícios, consuma carboidratos para repor suas energias gastas durante o treino e consuma também alimentos fontes de proteínas magras. Um lanche natural com um suco de fruta é uma ótima opção!
Os shakes são ótimas opções também!Uma boa marca de Whey fornece as proteínas e os carboidratos necessários para a recuperação e desenvolvimento muscular!! 

O consumo de líquidos é mais do que fundamental para um bom desempenho físico. Para garantir uma boa hidratação, procure ingerir líquidos a cada 15 minutos de exercícios. Em casos de uma atividade física muito intensa (acima de 1h00) ou em condições climáticas específicas (clima seco) é necessário recorrer à bebidas esportivas que contenham um pouco de carboidrato e eletrólitos (sódio, potássio, etc.), pois só a água muitas vezes não consegue repor todos os minerais perdidos durante o treino. E não espere sentir sede para começar a ingerir líquidos, pois a sensação de sede já é um dos mecanismos do organismo avisar que está em processo de desidratação. Quanto antes começar a ingestão de líquidos melhor!

Outras opções para treinos acima de uma hora são os gels de carboidratos  que são super práticos de carregar e as barrinhas de carboidratos. Se optar pelo gel, procure por aqueles que tenham sódio e potássio na fórmula.Tanto os gels como as barras, devem ser ingeridos juntamente com água.

Para se saber a quantidade ideal de líquidos que se deve ingerir após a atividade, uma dica é se pesar antes da atividade e logo após. O peso perdido na balança é quanto você deverá ingerir de líquidos!

É isso, 
Bjos Minutry

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Quer ficar sarada (o)??

Olá pessoal,

como assim eu nunca havia postado nada sobre nutrição esportiva?? Hoje vou colocar alguns pontos importantes sobre o assunto...

Você se mata na academia, "puxa ferro" e os resultados não vem? Na maioria das vezes a alimentação inadequada é a responsável pelo seu "não resultado" na academia. Se você treina e quer que seus músculos apareçam, é preciso caprichar especialmente na PROTEÍNA. Ela que vai fazer a reconstrução muscular, o crescimento e a definição dos seus músculos. Uma excelente opção é optar por Whey Protein logo após o treino - que é o momento ideal para ingerir o suplemento, pois os seus músculos estão "sedentos" por proteína.

Um Whey com zero lactose, zero gordura e zero carb...simplesmente só a pura proteína é o ideal (mas claro, depende de cada um e dos objetivos individuais). Existem várias marcas mas eu particularmente, gosto muito do ISOPURE ZERO CARB Natures Best ou 100% Whey zero carb da Probiótica. Daí a quantidade vai variar de pessoa para pessoa, e do nível de treinamento de cada um. Mas em geral de 20 -50g de proteína por dose de Whey.

Especialmente nós mulheres se quisermos ficar "durinhas" temos que caprichar na proteína e esquecer o pensamento de que esses suplementos são só para homes ou que engordam. Pensamento erradíssimo!!

Passo a passo para você atingir seus objetivos de forma mais precisa e eficaz:



O primeiro passo para construção de um estilo de vida saudável, deve-se basear em 3 pontos principais: a prática de exercícios regulares (sendo a freqüência e intensidade determinada por tempo e objetivos individuais); uma alimentação balanceada (quantidade de proteínas, carboidratos, gorduras e vitaminas adequadas) e descanso (físico e mental).

Independente do objetivo, ganho de massa magra ou redução da quantidade de gordura, para um estilo de vida saudável torna-se indispensável avaliar os três pontos acima descritos.

O segundo passo, é realizar a avaliação da composição corporal. Nesta avaliação, se obtêm o % de gordura do corpo e a quantidade de massa magra (músculos, ossos, água e órgãos). A partir desta avaliação pode-se traçar metas mais precisas e individuais e conseqüentemente teremos resultados mais precisos e eficazes.

Orientações Nutricionais para ganho de massa muscular:

A necessidade calórica varia de acordo com cada pessoa, segundo o sexo, a idade, a intensidade e a freqüência de atividade física Desta forma, o cardápio pode variar de 2.000 a 4.000 calorias ou até mais. Por isso, se seu objetivo é ganhar músculos, certamente você deverá ingerir mais calorias do que você gasta no seu dia a dia. Basicamente, é preciso elevar a ingestão de proteínas, carboidratos e controlar o consumo das gorduras. Mas cuidado: o excesso de proteínas pode sobrecarregar a função do rim, já que este é o responsável pela filtração de tudo que passa pelo nosso corpo. Então, vai um alerta: cuidado com excesso de suplementos protéicos, eles devem estar presentes na dieta sempre sobre a orientação de um nutricionista ou médico.

As proteínas são as principais envolvidas nos processos de construção e reparação de todos os tecidos do corpo humano. São elas as responsáveis pela construção e manutenção da massa muscular, formação de enzimas , hormônios e anticorpos. Quem treina (treino para hipertorfia - ganho de massa magra) precisa comer cerca de 1,2 a 2,7g de proteína por Kg/dia. A quantidade de proteína que deve ser administrada para desportistas ainda é muito discutida, entretanto, já é consenso, que estes indivíduos devem ingerir uma quantidade maior do que indivíduos que não praticam exercícios físicos.

Os carboidratos são as principais fontes de energia na dieta, e devem corresponder cerca de 60 % das calorias ingeridas ao dia. Se não atingir a quantidade ideal de carboidratos, o organismo acaba utilizando as proteínas como fonte energética, o que leva a uma perda de massa muscular. Sendo assim, não basta comer mais ovos, carnes, leite e derivados (fontes de proteínas), o corpo necessita dos carboidratos presentes nos seguintes alimentos: batata, mandioca, macarrão, pão, bolachas, barrinhas de cereais, entre outros.

Em relação às gorduras, deve-se evitar o consumo das saturadas (aquelas que são responsáveis pelo aumento do colesterol, tais como, frituras, manteigas, carnes gordurosas, creme de leite, entre outros) e dar preferência às gorduras insaturadas (presentes em óleos vegetais (canola, por exemplo), castanhas, nozes e peixes como salmão, entre outros. As gorduras devem representar apenas 10 a 15% das calorias ingeridas ao dia.

É isso,
Bjos Minutry