Bem vindos!

Olá pessoal!!Bem vindos ao espaço para falar sobre nutrição e saúde de forma informal e descontraída. Aqui podemos trocar experiência, dicas, receitas saudáveis e opinar sobre os temas atuais!!

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Friooo = sopa!

Opâ, até que enfim alguns dias de frio...e nada melhor do que uma sopa pra esquentar.

Vai a dica de 2 receitinhas deliciosas com poucas calorias e baixo teor de gordura!


Caldinho de Pupunha com ricota defumada

- 1xc de chá de palmito pupunha
- 1 xc de palmito pupunha inteiro picado
- 5 col de sopa de leite desnatado
- 2 col de sopa de requeijão light
- 1 col de sopa de ricota defumada
- Salsicha, sal e pimenta do reino a gosto

Modo de fazer: bata 1 xícara do palmito no liquidificador com o leite até que ele adquira consistência de uma pasta. Leve em fogo baixo por 5 min, desligue e adicione o requeijão. Mexa bem, acrescente o palmito cortadinho e salpique a ricota e a salsinha por cima.

Sopa de cogumelos com alho poró

- 5 col de sopa de cogumelo paris
- 5 col de sopa de shimeje
- 5 col de sopa de shitake
- 4 dentes de alho
- 1 ½ cebola
- 4 col de sopa de azeite
- 1 abobrinha
- 1 cenoura
- 1 talo de salsão
- 1 L de água
- Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de fazer: Pique em cubos grandes a cebola, a abobrinha, a cenoura e o salsão.Coloque-os em água e leve ao fogo baixo, com os talos do salsão. Deixe por 2 h, coe e reserve o caldo. A parte, corte os talos dos cogumelos e pique-os em lâminas. Refogue-os com a ½ cebola, os dentes de alho e o azeite.Depois de pronto, misture o caldo e desligue o fogo.
É isso,
Bjos Minutry

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Papinha doce...Continuação Post Bebês


Olá pessoal,

Primeiro de tudo a introdução das papinhas e frutas deve ser feita com cautela, não ultrapassando 40 ml ao dia, e somente 1 tipo de fruta por dia.
Conforme a aceitação do bebê, vá aumentando gradativamente.Caso ocorram erupções, manchas, diarréia, constipação ou outras alterações, é mais fácil de identificar qual foi o alimento!

Primeiro inclua as papinhas com apenas 1 tipo de fruta (essas são as mais aceitas):
- mamão, pêra, maçã s/ casca banana, pêssego, abacate, goiaba ou manga (a maçã e a goiaba pode prender um pouquinho o intestino);

Depois, pode misturar sabores:
- banana c/ maçã, mamão c/ cenoura ou beterraba, tangerina ou morango combinam bem com maçã, pêssego, nectarina ou uva.Caqui e banana são as mais doces e combinam c/ maçã e pêssego.

Fiquem atentos com a aceitabilidade do bebê, antes de fazer as combinações é importante dar um alimento de cada vez para identificar possíveis problemas.



Dica: Após a ingestão de 1 fruta, espere pelo menos 3h para dar outro tipo de alimento.E não adicione açúcar, as frutas já contém o açúcar natural, e nesta fase pode definir os hábitos alimentares quando adulto. A banana maçã pode prender mais o intestino, já a nanica cozida por exemplo, já estimula mais o intestino.
Conforme a papinha for aumentando gradativamente, diminua o leite também...


RECEITAS papinhas doces:

Para lavar:
1º - Você deve lavar bem a fruta com uma esponja limpa, usada só para isso, e detergente. Depois, enxague bem.
2º - Deixe de molho no hipoclorito, seguindo as informações da embalagem.

Papinha doce de goiaba
Ingredientes:
800 g de goiaba vermelhas
Preparo:
Descasque as goiabas e retire suas sementes.
Corte-as em pedaços.
Leve ao fogo baixo, com a panela tampada, até a fruta começar a se desmanchar.
Deixe esfriar.
Amasse com um garfo até obter um purê.
Rendimento: 5 porções.

Papinha doce de manga
Ingredientes:
1 1/2 kg de mangas picadas
Preparo:
Coloque a manga picada juntamente com o mel em uma panela.
Leve a panela tampada ao fogo baixo, e deixe cozinhar até a manga amolecer.
Se for necessário, pingue um pouco de água para a mistura não grudar. Amasse com um garfo até obter um purê.
Rendimento: 5 porções.

Papinha doce de maçã
Ingredientes:
6 maças sem casca e sem sementes, picadas
Preparo:
Depois de descascar as maçãs e retirar as sementes, corte-as em fatias. Numa panela, leve as maçãs ao fogo brando.
Tampe a panela e cozinhe até ficarem macias.
Amasse com um garfo até obter um purê.
Rendimento: 5 porções.

Papinha doce de ameixa e maçã
Ingredientes:
6 maçãs sem casca e sem sementes, picadas
1 xícara de ameixa preta seca
Preparo:
Em uma panela, leve as maçãs ao fogo brando, até amolecerem. Amasse com um garfo até obter um purê.
Enquanto isso leve as ameixas pretas com 1 xícara de água ao fogo brando, até amolecerem.
Retire os caroços e passe a polpa pela peneira.
Misture ao purê de maçã.
Rendimento: 6 porções.

Papinha doce de pêra

Ingredientes:
7 pêras
Preparo:
Descasque e pique as pêras.
Numa panela, coloque a pêra e leve ao fogo brando, com a panela tampada, até amolecer.
Amasse com um garfo até obter um purê.
Rendimento: 5 porções.

Papinha doce de caqui
Ingredientes:
6 caquis, sem a casca
1 colher (chá) de fécula de batata
Preparo:
Passe os caquis por uma peneira.
Misture o purê de caqui com a fécula de batata.
Rendimento: 6 porções.

Papinha doce de mamão e laranja
Ingredientes:
2 mamões tipo papaia
1 xícara de suco de laranja
Preparo:
Corte os mamões ao meio e retire as cascas e as sementes.
Amasse os mamões com um garfo, até obter um purê.
Misture o suco de laranja.
Rendimento: 6 porções.

É isso,
Bjos Minutry

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Como estimular a alimentação do seu bebê?

Olá pessoal,

semana passada atendi 2 mamães que estavam preocupadas e bem perdidas com a alimentação de seus babys. Não é minha especialidade, mas achei interessante colocar algumas dicas sobre nutrição para os bebês.

É preciso variar as papinhas...
Variar os ingredientes da papinha significa variar os Nutrientes, levando a um maior suporte para o crescimento do bebê. No entanto, é recomendado introduzir, no primeiro ano de vida, um alimento de cada vez, e que não seja muito misturado, pois é um momento de percepção de sabores , descobertas e texturas. O ideal é oferecer sempre um alimento de cada vez em momentos diferentes do dia. Se oferecer 2 na mesma refeição , ofereça separados, amassados, mas não misturados.

Além do mais, introduzir alimentos diferentes aos poucos, proporciona maior percepção aos pais de como a criança aceita cada alimento, se desenvolve qualquer indisposição, alergia alimentar, cólicas, gases, ou “arrotos” em excesso.
A variedade é fundamental para atingir o equilíbrio dos macro e micronutrientes de acordo com as diretrizes internacionais de recomendações para cada idade.

E se o bebê fizer careta?

Oferecer, oferecer e oferecer.... são necessárias 8 a 10 exposições para que a criança aceite alimentos muito diferentes. Insista!
O bebê está no inicio da descoberta do paladar, muitas vezes a careta pode não ser um sinal desagrado, e sim da sensação de um novo sabor! O que pode parecer rejeição a esses novos alimentos é resultado do processo natural em conhecer novos sabores, texturas e do próprio desenvolvimento dos reflexos da criança. Se a criança não gostou em um momento, tente em outro! Deve-se insistir um pouco mais, caso não ocorra adaptação do aliemento, é preciso procurar outras opções de valor nutricional semelhante.
Dar bons exemplos é fundamental quando o bebê já estiver sentando à mesa. Ver pais e irmãos comendo verduras, legumes e frutas, estimulam a criança!


Como incluir novas frutas?

Existem algumas frutas que tem um sabor muito ácido (abacaxi, maracujá, laranja...) que podem causar um desconforto na papilas da criança, e por conseqüência a careta. Pode-se usar um artifício e misturar as frutas fazendo um suquinho ou papinha de sabor mais doce e usual, com uma fruta naturalmente mais doce, como pêra, banana, maçã. É importante que haja uma variação nas frutas pois a quantidade e tipos de nutrientes existentes em cada uma é variável. As frutas "azedinhas", por exemplo, são ricas em vitamina C que é muito importante para formação de tecidos.

As crianças também são estimuladas por cores, o que pode ajudar na receptividade do alimento. Por isso faça um prato bem colorido!

Mascarar os legumes em tortas ou sopas é valido?

As tortas e sopas são uma maneira de fazer as crianças consumirem os legumes e verduras “disfarçados” e misturados com outros sabores, como queijo, ovo, leite que são mais usuais. Mas é importante que os pais ensinem as crianças a consumirem também desde pequenos esses alimentos, sem que estejam em outras preparações para que suas vitaminas permaneçam integrais (já que dependendo do processo de cocção há uma grande perda de vitaminas e minerais). Recomenda-se a cocção à vapor, para evitar a perda de vitaminas hidrossolúveis na água. Procure sempre incentivar o consumo de legumes ou verduras! A alimentação saudável deve vir primeiro dos pais!

Abaixo está uma tabela que nós nutris usamos como parâmetro.(HCPA, 2003).

Idade Alimentos
0 - 6 Meses - Aleitamento Materno Exclusivo
6 - 7 Meses - Aleitamento Materno + papa de fruta 1x /dia + papa salgada 1 (arroz, batata, cenoura, moranga, carne ou frango) 1x /dia
7 - 8 Meses - Aleitamento Materno + papa de fruta 1x /dia + papa salgada 2 ( papa 1 + vegetais verdes) 2x /dia + caldo de feijão 1x /dia
8 - 9 Meses - Aleitamento Materno + papa de fruta 1x /dia + papa salgada 2 ( papa 1 + vegetais verdes) 2x /dia + caldo de feijão 2x /dia
9 - 12 Meses - Aleitamento Materno + papa de fruta 1x /dia + dieta pastosa 2x /dia
12 - 24 Meses - Aleitamento Materno + papa de fruta 1x /dia + dieta pastosa 2x /dia + suco 2x/dia + pao forma ou doce ou bolacha 3x /dia


No próximo post coloco mais dicas de alimentação para bebês e algumas receitinhas!


É isso!
Bjos, Minutry

Farinha do feijão branco ajuda a emagrecer SIM!

Olá pessoal,

Quantas vezes por semana você come feijão branco??
Raramente deve ser a resposta de vocês...a verdade é que os brasileiros estão consumindo cada vez menos feijão. A novidade, é que o feijão-branco, acredite, ele dá uma "ajudinha" para quem está lutando contra a balança e também ajuda a prevenir o diabetes.

Assim como as outras leguminosas, ele é rico em proteínas, cálcio, ferro e fibras, que trazem saciedade e ajudam no funcionamento do intestino. Mas seu e seu maior triunfo é uma proteína chamada faseolamina que faz com que o organismo absorva menos carboidrato, ajudando assim, na perda de peso e no controle da glicose sanguínea.

Mas isso só acontece no nosso organismo, se ele for ingerido na forma de farinha, uma espécie de extrato de feijão-branco, uma maneira bem eficaz e barata de aproveitar seus benefícios.

Farinha de feijão branco modo de fazer: Lave o feijão branco e deixe secar no sol ou no papel toalha. Quando estiver bem sequinho, triture no liquidificador e peneire. Depois passe no processador. Tome 1 col de chá rasa em 1 copo de 200ml de água 30min antes do almoço e do jantar.

Mas nada de abusar na quantidade achando que quanto mais, melhor! O excesso pode causar problemas intestinais e cólicas.

O estudo mais recente que comprova que a farinha de feijão ajuda a emagrecer foi feito pela Universidade da Califórnia, em Los Angeles. Ao todo, 50 adultos obesos fizeram uma dieta saudável, mas apenas metade recebeu farinha de feijão antes das refeições. A outra parte, sem saber, recebeu farinha sem efeito.

Depois de oito semanas, quem ingeriu o extrato de feijão-branco estava, em média, 1,7kg mais magro e com o nível de triglicerídeos três vezes menor do que os que receberam só o placebo.

Então, vamos usar a farinha do feijão branco a nosso favor!!

É isso,
Bjos Minutry

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Flacidez também se cuida com alimentação!

Olá pessoal,


Flacidez não é exclusividade das gordinhas(os), as magrinhas(os) também sofrem e muito com este mal! Se você malha direito e ainda continua com flacidez, o problema pode ser a sua alimentação. É fato que para se acabar com a flacidez você precisa se mexer! Não adianta ficar sentada o dia todo comendo porcarias e reclamando da vida.
A atividade física é o principal fator que ajuda na flacidez, especialmente atividades localizadas com peso, ou seja...musculação! Sim, mulherada podem deixar de fazer só exercícios aeróbicos e começarem a puxar um "ferrinho". É chato, mas é mais do que necessário para combater a flacidez. Para quem não suporta musculação, hoje existem diversas aulas com peso que promovem a definição muscular - aula de local, body pump e até mesmo o pilates são muito bem vindos.
Muitos tratamentos estéticos prometem dar um "help" no problema, e realmente funcionam. Trabalho no meio estético e sempre tem novidades, mas o mais novo queridinho das clínicas é o Power Plate. Para quem não conhece, é uma plataforma vibratória que trabalha todas as áeras do corpo e ajuda a combatar as áreas mais flácidas do corpo.
A alimentação também entra como outro ponto importante. Alguns nutrientes são essenciais para síntese de colágeno. Os principais são:
  • silício - encontrado na aveia, cevada, arroz integral, trigo, etc;
  • vitamina c - presente nas frutas cítricas, folhas verdes escuras, tomate, etc;
  • cobre - está nos frutos do mar, carnes, cacau em pó, feijões, nozes, etc;
  • manganês - em boas quantidades nos grãos integrais, leguminosas, nozes, damasco seco, etc;
  • aminoácidos lisina, prolina e glicina - principalmente em alimentos de origem animal como queijos, ovos, carne bovina, peixes, aves e lacticínios.

Todos esses são precursores de colágeno, que melhoram a elasticidade e a flacidez da pele. Você pode consumí-los na alimentação ou para um resultado mais eficiente, por meio de suplementação. Qualquer suplementação deve ser prescrita pela nutri ou pelo dermato, sempre com acompanhamento, pois cada pessoa necessita de uma dose específica.
É isso!
Bjos Minutry

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Como não deixar de lado frutas, verduras e legumes no inverno?

Olá pessoal,

Continuando o Post sobre inverno...

Nesta época, muita gente acaba deixando de lado a frutas e as fibras na alimentação. Isso porque - realmente tenho que concordar - saladas e frutas não apetecem muito. Todo mundo prefere um chocolate quente na hora do lanche, um bolinho quentinho, um pãozinho na chapa, e daí consequentemente as fibras são esquecidas!
Para evitar que isso ocorra, é só mudar a forma de preparo dos alimentos! As saladas podem ser substituídas por sopas de legumes que podem ser usadas na entrada, antes do prato principal. Uma boa estratégia para quem está querendo emagrecer, pois traz mais saciedade! Também podem ser preparados purês de legumes (cenoura), legumes podem ser levados ao forno (como tomate recheado).
As frutas podem ser aquecidas! Maçã, banana, pêra e até salada de frutas aquecidas no forno ou no micro-ondas, com canela e especiarias ficam uma delícia e ainda mantém todos os nutrientes! São opções que aquecem o corpo e tem poucas calorias. Mingaus também são ótimas opções para o café da manhã!

Hoje vou dar uma de "Palmirinha" e vou colocar algumas receitinhas muuuito fáceis de fazer!

Mingau light – Rende 1 porção de 230 cal
2 col de sopa de aveia
1 col de sopa de farelo de linhaça
200ml de leite desnatado
1 col chá de canela
1 banana prata cortada

1 col de sopa de amêndoas torradas
Adoçante próprio para fogo a gosto

Misture o leite, a aveia, a linhaça e o adoçante e leve ao fogo até engrossar. Sirva com a banana cortadinha e salpique a canela e as amêndoas.



Salada de frutas assada (rende 10 porções) - 80 cal cada
1 abacaxi descascado e cortado em cubos / 1/2 xíc. (chá) de água / adoçante culinário a gosto / 1 maçã descascada e cortada em cubos/ 1 pera descascada e cortada em cubos/ 1 manga descascada e cortada em cubos/ 2 xíc. (chá) de morango partido ao meio/ 10 damascos secos cortados em tiras/ Canela em pau a gosto

Modo de fazer : No liquidificador, bata 1/4 do abacaxi com a água e o adoçante até virar um suco. Distribua o restante do abacaxi, as outras frutas e a canela em uma fôrma refratária. Regue com o suco. Cubra a fôrma com papel-alumínio. Leve ao forno (médio) por 30 minutos.

Sopa de legumes - 80 cal por porção
Ingredientes:
½ cebola ralada / 2 cenouras em rodelas / 2 chuchus em cubos
2 abobrinhas em cubos / 1 xícara de vagem picada
2 tomates (sem pele) em cubos / 2 talos de salsão em tiras
1 talo de alho poró em rodelas finas / 1 colher (sobremesa) azeite
sal a gosto / 2 litros de água / 2 cubos de caldo de legumes
folhas de hortelã / 2 colheres (sopa) salsa picada

Modo de preparo: Numa panela grande, refogar a cebola no azeite, acrescentar os legumes e temperar com sal a gosto.
Acrescentar a água, o caldo de legumes e deixar cozinhar por 30 minutos. Desligar o fogo e juntar as folhas de hortelã, a salsa e servir. Rendimento: 4 porções

Tomate recheado com atum e ricota

2 tomates
1 col de sopa de atum + 1 col de sopa de ricota (em cada tomate)
salsão e salsinha a gosto

Modo de fazer: Corte a ponta do tomate. Retire a polpa com auxílio de uma colher e reserve. Em uma frigideira refogue com alho a polpa, o atum e a ricota. Rechear os tomates com este refogado. Salpicar 1 colher de chá de queijo ralado e 1 fio de azeite em cima do tomate. Levar ao forno por uns 20 minutos. Pode substituir o atum por peito de frango desfiado.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

10 dicas para controlar a balança no inverno!


Olá pessoal,

continuando o post anterior...


10 dicas para controlar a balança no inverno:

- Não fique mais de três horas sem comer!Comer de 3h em 3h estimula o metabolismo e faz com que você tenha menos chance de cair em tentações.Tenha sempre coisas práticas com você. Barrinhas de cereais, biscoitos integrais, frutas secas, sementes, iogurte light são ótimas opções.

- Café da manhã é essencial! Ele é necessário para “ligar” o nosso organismo, o que garante mais pique e concentração ao longo do dia, além de diminuir os riscos de abusos nas próximas refeições. Uma ótima opção para o inverno é um mingau de aveia com frutas, que conforta o estômago e é rico em fibras que traz mais saciedade!

- Se as saladas não apetecem muito nesta época, inicie a refeição por um legume cozido ou verdura refogada. Isso sacia e aquece, e reduz a quantidade de alimentos ingeridos depois.

- Arroz e feijão no prato! Muitas vezes retiradas do cardápio de quem está de dieta, a dupla é na verdade uma grande aliada para quem quer perder peso! Além dos nutrientes, a combinação proporciona maior saciedade, e como o carboidrato do feijão demora mais tempo para se transformar em glicose (açúcar no sangue), evita picos de insulina e estimula o metabolismo.

- Não esqueça de beber pelo menos 2L de líquidos por dia. Nesta época, as pessoas acabam se esquecendo dos líquidos, e hidratação é fundamental para manter a temperatura corporal! Para facilitar, ande com uma garrafinha de água dentro da bolsa e aposte nos chás que trazem inúmeros benefícios para saúde!

- Não deixe as frutas de lado! No friozinho, muita gente torce o nariz para as frutas, mas a dica é consumi-las assadas. Maçã, banana, pêra e até salada de frutas aquecidas no forno ou no micro-ondas, com canela e especiarias ficam uma delícia e ainda mantém todos os nutrientes! São opções que aquecem o corpo e tem poucas calorias.

- Para um jantar mais magrinho e cheio de nutrientes, invista em sopas leves com legumes variados, leguminosas (feijão, grão de bico, etc.) e carnes magras, sem a necessidade de acrescentar macarrão, batata ou mandioquinha. Só o quentinho da sopa já estimula a sensação de saciedade. Mas uma dica é sempre deixar alguns pedaços de legumes ou carnes inteiros, porque a mastigação é um mecanismo fundamental para o cérebro avisar a hora certa de você parar de comer.

- Inclua alimentos termogênicos que aumentam nosso metabolismo e ajudam a enxugar as “gordurinhas” mais facilmente. Gengibre, pimentões e pimenta vermelha, chá verde, vinagre de maçã, canela, guaraná em pó, brócolis, laranja, mostarda, acelga, linhaça, kiwi, sardinha, couve, salmão, aspargos.

- Chocolate quente no inverno é uma delícia e pode fazer parte da dieta!Para deixá-lo mais magrinho, faça com leite desnatado, adoçante e cacau em pó que é rico em antioxidantes!Uma casquinha de laranja na hora de ferver dá um toque todo especial!
Essa versão light tem 80 cal (1 copo de 200ml) contra 160 cal do tradicional. Além disso, o chocolate estimula a produção de serotonina, que no inverno, algumas pessoas tem uma queda desta substância que é responsável pelo controle da ansiedade, depressão, obesidade e sensação de bem-estar.

- Não é preciso fugir de um fondue! O melhor é optar pela "versão light" que já existem nos mercados, ou ainda se for fazer em casa, use queijos mais magros e leite desnatado, e para acompanhar aposte nos legumes e pegue leve nos carboidratos! Lembre-se que o alimento mesmo na versão light deve se consumido moderadamente. Não é porque tem menos calorias que se pode comer o dobro!

Bjos Minutry