Bem vindos!

Olá pessoal!!Bem vindos ao espaço para falar sobre nutrição e saúde de forma informal e descontraída. Aqui podemos trocar experiência, dicas, receitas saudáveis e opinar sobre os temas atuais!!

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Pasta de abacate

Olá pessoal,

para começar a semana uma receintinha Megafuncional...com abacate!Para quem passa longe do abacate com medo das calorias, é melhor começar a mudar de idéia...

Benefícios:
- Atua como um protetor das células e é rico em vitaminas A e E que são antioxidantes;

- Contém, também, vitaminas do complexo B, além de alguns sais minerais: ferro, cálcio e fósforo, entre outros;

- Ajuda a neutralizar as gorduras de outros alimentos, diminuindo os triglicérides e o colesterol ruim (LDL);

- Comprovado por pesquisas, a gordura do abacate, ao invés de engordar, ajuda a emagrecer! Isso porque ele ajuda a reduzir o índice glicêmico, mantendo os níveis de glicose no sangue mais baixos e a conseqüente produção de insulina. O que resulta em menores picos de fome e ainda ajuda a manter a cintura mais fina!

PASTA DE ABACATE
Ingredientes:
- 2 abacates bem maduros
- 1 limão
- 1 colher de café de mostarda
- 2 cebolas raladas
- sal a gosto
- pimenta do reino a gosto

Preparo:
- Amasse o abacate;
- Coloque o suco de limão, a mostarda, as cebolas e misture bem;
- Tempere com sal e pimenta a gosto;
- Bata no liquidificador até obter um creme homogêneo;
- Usar para passar no pão integral, na torrada ou para "dipar" com tirinhas de vegetais

É isso,
Bjos Minutry













sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Comer para emagrecer - Parte final

Olá pessoal,

Chegamos ao último post sobre os alimentos que ajudam a emagrecer. Agora é só incluí-los no dia-a-dia que garanto uns "quilinhos" a menos na balança. Claro, que aliados à uma alimentação mais saudável, sem frituras, doces e massas em exagero...senão não adianta!

Peixes - Salmão, atum, arenque, sardinha e cavala – São ricos em Omega 3 que são essenciais para regular os depósitos de gordura e a fome. Ele melhorar a ação da insulina, e com a insulina mais estável, menos picos de fome ao longo do dia. O ômega 3 regula ainda os níveis de leptina (hormônio relacionado à saciedade) favorecendo ainda mais o controle do apetite. Além disso, é anti- inflamatório e diminui os níveis de colesterol. Dicas de consumo: 2-3x na semana. Como o ômega se oxida facilmente, para preservar suas propriedades, prefira peixes ensopado, cozidos, ao vapor ou grelhados.

Feijão Branco – Assim como as outras leguminosas, ele é rico em proteínas, cálcio, ferro e fibras, que trazem saciedade e ajudam no funcionamento do intestino. Mas seu e seu maior triunfo é uma proteína chamada faseolamina que faz com que o organismo absorva menos carboidrato, ajudando assim, na perda de peso. Dicas de consumo: uma maneira bem eficaz e barata de aproveitar seus benefícios, é fazendo você mesma uma farinha do feijão branco. Farinha de feijão branco modo de fazer: Lave o feijão branco e deixe secar no sol ou no papel toalha. Quando estiver bem sequinho, triture no liquidificador e peneire. Depois passe no processador. Tome 1 col de chá rasa em 1 copo de 200ml de água 30min antes do almoço e do jantar. Mas nada de abusar na quantidade achando que quanto mais, melhor! O excesso pode causar problemas intestinais e cólicas.

Proteínas – carnes magras, peixes, aves e proteínas vegetais como feijões, ervilha, lentilha, soja e grão de bico, são ótimos para quem quer perder uns quilinhos. Isso porque quando ingerimos proteína, o cérebro entende que já estamos satisfeitos e que é hora de parar de comer. As proteínas vegetais ainda levam a vantagem de ter pouquíssima gordura e ser rica em fibras. Dicas de consumo: proteína vegetal 1 x ao dia e animal 2x ao dia.

Frutas ricas em fibras e água- melão, melancia, abacaxi, morango, ameixa, etc. São excelentes aliadas em qualquer dieta! Possuem poucas calorias, grande quantidade de água e fibras (que causam saciedade), e ainda são diuréticas, o que ajuda a eliminar as toxinas do organismo. Dicas de consumo: 2-3 porções por dia, nos intervalos das refeições, em saladas, sucos ou batidas com iogurte.

Alimentos integrais – além de preservarem bem mais vitaminas e minerais, a simples troca do pão francês pelo pão integral, da farinha refinada pela integral, do arroz branco pelo integral, das bolachas doces por cookies integrais, já dão uma boa ajuda no emagrecimento. Como são ricos em fibras, prolongam a saciedade, reduzindo a fome e conseqüentemente, a quantidade de alimentos ingerida. Outra importante vantagem é que o açúcar do alimento é liberado aos poucos na corrente sanguínea, o que contribui com para o controle da glicose sanguínea. Dicas de consumo: substitua os refinados pelas versões integrais. De 3-4 porções por dia.

É isso,
Bjos Minutry


quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Comer para emagrecer - parte 3

Olá pessoal,
continuando o post...e a melhor notícia é sobre o chocolate!

Aveia - Rica em uma fibra solúvel - a betaglucana - reduz o risco de desenvolvimento de câncer de intestino, diminui o colesterol ruim e controla o açúcar do sangue. Ela também aumenta a sensação de saciedade. Dicas de consumo: o ideal é consumi-la no café da manhã ou nos lanches, com frutas, leite ou iogurtes. De 2 col – 4 col de sopa por dia.

Ovo – por muito tempo ele foi considerado o vilão do aumento do colesterol, mas hoje a história é bem diferente. Ele é rico em proteínas, vitamina A, ácido fólico e colina. E pesquisas demonstram que o costume de comer ovos no café da manhã pode auxiliar na perda de peso. Isso porque ele é rico em aminoácidos essenciais que aumentam a saciedade e faz com que a pessoa ingira menos calorias durante o dia. Dicas de consumo: no café da manhã, 1 ovo mexido ou cozido, com o mínimo de óleo possível, de 3-4x na semana.


Café - A cafeína presente no café, tem ação antioxidante e também age como estimulante, aumentando o metabolismo e ajudando na queima calórica. Dicas de consumo: 3 xícaras por dia do café coado.

Chocolate amargo – O cacau é rico em antioxidantes que previnem o acúmulo de gordura nas células, e especialmente nos ácidos fenólicos que são os maiores responsáveis pela ação emagrecedora. Eles interferem na produção da leptina, o hormônio da saciedade e ainda ajudam a queimar calorias. Pesquisas mostram que ele traz mais saciedade, controla o desejo por doce, traz sensação de bem-estar, melhora à sensibilidade à insulina (que está associada ao estoque de gordura), e ainda melhora o humor. Dicas de consumo: o chocolate tem que ser amargo, acima de 60% de cacau. Os saborizados com menta, laranja amenizam o sabor amargo. A recomendação é cerca de 30g por dia. Pode ser derretido em cima de frutas como morango, damasco, no leite desnatado, raspas em cima da salada de fruta, ou ainda puro.


Azeite extra-virgem - Uma dieta rica em gorduras monoinsaturadas impede o acúmulo de gordura, especialmente na região abdominal e o azeite extra virgem é riquíssimo nesse tipo de gordura. Além disso, diminui o risco de doenças cardiovasculares, diabetes, gastrites, hipertensão, dores, osteoporose e até mesmo câncer. Dicas de consumo: 2 colheres de sopa por dia de azeite extra-virgem são suficientes para prevenir o acúmulo de gordura. Usar para temperar saladas, vegetais, pães e torradas.


É isso,
Bjos Minutry








quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Comer para emagrecer - parte 2


Olá pessoal,

continuando o post sobre os alimentos que dão um "help" no emagrecimento...

Chá mate – O Mate é rico em xantinas (cafeína, teofilina) e tem ação termogênica, aumenta o gasto energético e a queima de gordura. Ele estimula a atividade física e mental, atuando sobre os nervos e músculos, combatendo a fadiga, a sede e a fome, sem deixar efeitos colaterais, como insônia e irritabilidade. Também possui propriedades diuréticas e laxativas. Dicas de consumo: de 4-5 xícaras por dia. Gelado ou quente.
Gengibre – O gengibre é um alimento termogênico, ou seja, ele aumenta a temperatura do corpo, e isso faz com que o organismo gaste mais energia. Com o metabolismo mais acelerado, a queima de gordura é maior. Dicas de consumo: Pode ser consumido como chá, tempero de comida ou em sucos. 1 pedaço de aproximadamente 2 cm 3 vezes ao dia.

Pimenta – É um alimento termogênico que acelera o metabolismo e ajuda na queima de gorduras. Seu principal princípio ativo é a capsaicina que ajuda a reduzir o colesterol total do sangue, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares, ajuda a aliviar dores de cabeça, controla os níveis de glicose, aumenta a capacidade pulmonar e ainda ajuda no tratamento da rinite alérgica. Dicas de consumo: pode ser incluída em preparações culinárias, molhos ou como geléia para acompanhar carnes. 3 gramas de pimenta por dia é a quantidade ideal para uma pessoa se beneficiar das suas propriedades.

Vinagre de maçã – Rico em uma substância chamado ácido acético, que melhora a ação da insulina no organismo e impede o acúmulo de gordura. Dicas de consumo: para surtir este efeito, deve-se ingerir 1 colher de sopa do vinagre de maçã 2 x ao dia. Para temperar saladas ou em molhos.

Leite e iogurte – Foi comprovado que o alto teor de cálcio presente nesses alimentos, estimula a queima de gordura no organismo e, assim previne o aumento de peso. Dicas de consumo: de 1000mg à 1200mg de cálcio por dia. Isso seria de 3-4 xícaras de leite ou iogurte por dia, sempre nas versões desnatado ou light.

É isso,
Bjos Minutry

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Comer para emagrecer...

Olá pessoal,
Muitos são os alimentos que podem dar aquela "ajudinha" a mais no emagrecimento. Mas hoje vou listar apenas 5, e ao longo desta semana coloco os demais para vocês começarem a incluí-los no dia a dia.
Anote aí...


1. Linhaça – A linhaça é rica em substâncias poderosas como a lignana e fitoestrógeno, que auxiliam na perda de peso. Essas substâncias controlam o apetite e reduzem a quantidade de gordura no organismo. Suas fibras são capazes de absorver a água, formando um gel que retarda o esvaziamento gástrico e aumenta a sensação de saciedade. Além disso, ajudam no funcionamento do intestino, previnem alguns tipos de cânceres, ajudam a reduzir o mau colesterol (LDL) e aumentar o bom colesterol (HDL), e ainda ajudam a controlar os níveis de glicose sanguínea. Dicas de consumo: a melhor forma de usufruir dos benefícios é consumi-la em forma de farinha. Se comprar a semente, o ideal é triturar no liquidificador, e guardar em um pote escuro com tampa em geladeira por até 3 dias para evitar que rancifique. Pode adicioná-la em frutas, salada de frutas, em sucos, iogurtes, leite, salpicada em saladas, em receitas de pães, bolos e até massas caseiras. 2 colheres de sopa por dia.

2. Óleo de coco – Seu óleo não é facilmente armazenado pelo organismo como os outros óleos. Ele fornece energia para o metabolismo promovendo mais saciedade. Também é rico em antioxidantes, fortalece o sistema imunológico e ajuda a controlar os níveis de colesterol. Dicas de consumo: Pode ser consumido puro, em pratos doces ou salgados. Em cima de frutas como mamão, banana, ou salada de frutas, iogurtes ou leite fica uma delícia. De 2-4 colheres de chá por dia.

3. Oleaginosas – Nozes, castanhas, amêndoas, avelãs e amendoim. Ricas em proteína, potássio, fósforo e gorduras boas (mono e poli-insaturadas). Além de controlarem os níveis de glicemia, insulina e colesterol, produzem maior sensação de saciedade e podem ajudar no emagrecimento. Dicas de consumo: ótima opção para os lanches, com iogurtes ou puros, ou até salpicados em saladas. Só cuidado para não exagerar na quantidade, pois são muito calóricas. Castanha do Pará ou Nozes (2 unidades por dia); Castanha de cajú, Amêndoa ou Avelãs (5 unidades por dia); Amendoim (1 colher de sopa por dia).

4. Quinoa – excelente fonte de proteínas, vitaminas e minerais, com baixas concentrações de carboidratos e gorduras, e ricas em fibras que prolongam a sensação de saciedade. O carboidrato da quinoa é de baixo índice glicêmico, que leva mais tempo para ser transformado em açúcar no sangue. Isso evita a produção em excesso de insulina, o hormônio responsável pelo estoque de “gordurinhas”. Ainda previne a osteoporose, o câncer de mama, alguns problemas cardiovasculares, aumenta a imunidade, estimula a memória e ajuda no funcionamento do intestino. Dicas de consumo: pode-se encontrar a farinha de quinoa (utilizada na preparação de tortas e bolos), em flocos (pode ser salpicado em frutas, iogurtes, leite, usado para mingaus ou ainda engrossar sopas) e em grãos (usado para fazer saladas, risotos e sopas).Ideal para substituir o arroz com feijão do dia a dia. De 2-3x na semana.

5. Chá verde ou chá branco – Os dois vêem da erva Camellia sinensis e podem trazer benefícios contra o envelhecimento, doenças cardiovasculares, além de prevenir inflamações na gengiva e até tumores na mama e na boca. Isso devido suas propriedades antioxidantes e substâncias como catequinas e bioflavonóides. Eles aumentam o metabolismo, desintoxicam e facilitam a digestão, auxiliando no emagrecimento. Dicas de consumo: use sempre o há preparado a partir da erva pura, que é mais eficaz. O ideal é fazer o chá e beber logo após o preparo para impedir a oxidação e a perda de suas propriedades. Mas até 24h o chá ainda preserva seus benefícios. Assim é possível preparar o chá de uma vez e se preferir, colocar na geladeira e tomar geladinho ao longo do dia. De 5 à 6 xícaras de chá por dia.

É isso,
Bjos Minutry

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Friooo = sopa!

Opâ, até que enfim alguns dias de frio...e nada melhor do que uma sopa pra esquentar.

Vai a dica de 2 receitinhas deliciosas com poucas calorias e baixo teor de gordura!


Caldinho de Pupunha com ricota defumada

- 1xc de chá de palmito pupunha
- 1 xc de palmito pupunha inteiro picado
- 5 col de sopa de leite desnatado
- 2 col de sopa de requeijão light
- 1 col de sopa de ricota defumada
- Salsicha, sal e pimenta do reino a gosto

Modo de fazer: bata 1 xícara do palmito no liquidificador com o leite até que ele adquira consistência de uma pasta. Leve em fogo baixo por 5 min, desligue e adicione o requeijão. Mexa bem, acrescente o palmito cortadinho e salpique a ricota e a salsinha por cima.

Sopa de cogumelos com alho poró

- 5 col de sopa de cogumelo paris
- 5 col de sopa de shimeje
- 5 col de sopa de shitake
- 4 dentes de alho
- 1 ½ cebola
- 4 col de sopa de azeite
- 1 abobrinha
- 1 cenoura
- 1 talo de salsão
- 1 L de água
- Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de fazer: Pique em cubos grandes a cebola, a abobrinha, a cenoura e o salsão.Coloque-os em água e leve ao fogo baixo, com os talos do salsão. Deixe por 2 h, coe e reserve o caldo. A parte, corte os talos dos cogumelos e pique-os em lâminas. Refogue-os com a ½ cebola, os dentes de alho e o azeite.Depois de pronto, misture o caldo e desligue o fogo.
É isso,
Bjos Minutry

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Papinha doce...Continuação Post Bebês


Olá pessoal,

Primeiro de tudo a introdução das papinhas e frutas deve ser feita com cautela, não ultrapassando 40 ml ao dia, e somente 1 tipo de fruta por dia.
Conforme a aceitação do bebê, vá aumentando gradativamente.Caso ocorram erupções, manchas, diarréia, constipação ou outras alterações, é mais fácil de identificar qual foi o alimento!

Primeiro inclua as papinhas com apenas 1 tipo de fruta (essas são as mais aceitas):
- mamão, pêra, maçã s/ casca banana, pêssego, abacate, goiaba ou manga (a maçã e a goiaba pode prender um pouquinho o intestino);

Depois, pode misturar sabores:
- banana c/ maçã, mamão c/ cenoura ou beterraba, tangerina ou morango combinam bem com maçã, pêssego, nectarina ou uva.Caqui e banana são as mais doces e combinam c/ maçã e pêssego.

Fiquem atentos com a aceitabilidade do bebê, antes de fazer as combinações é importante dar um alimento de cada vez para identificar possíveis problemas.



Dica: Após a ingestão de 1 fruta, espere pelo menos 3h para dar outro tipo de alimento.E não adicione açúcar, as frutas já contém o açúcar natural, e nesta fase pode definir os hábitos alimentares quando adulto. A banana maçã pode prender mais o intestino, já a nanica cozida por exemplo, já estimula mais o intestino.
Conforme a papinha for aumentando gradativamente, diminua o leite também...


RECEITAS papinhas doces:

Para lavar:
1º - Você deve lavar bem a fruta com uma esponja limpa, usada só para isso, e detergente. Depois, enxague bem.
2º - Deixe de molho no hipoclorito, seguindo as informações da embalagem.

Papinha doce de goiaba
Ingredientes:
800 g de goiaba vermelhas
Preparo:
Descasque as goiabas e retire suas sementes.
Corte-as em pedaços.
Leve ao fogo baixo, com a panela tampada, até a fruta começar a se desmanchar.
Deixe esfriar.
Amasse com um garfo até obter um purê.
Rendimento: 5 porções.

Papinha doce de manga
Ingredientes:
1 1/2 kg de mangas picadas
Preparo:
Coloque a manga picada juntamente com o mel em uma panela.
Leve a panela tampada ao fogo baixo, e deixe cozinhar até a manga amolecer.
Se for necessário, pingue um pouco de água para a mistura não grudar. Amasse com um garfo até obter um purê.
Rendimento: 5 porções.

Papinha doce de maçã
Ingredientes:
6 maças sem casca e sem sementes, picadas
Preparo:
Depois de descascar as maçãs e retirar as sementes, corte-as em fatias. Numa panela, leve as maçãs ao fogo brando.
Tampe a panela e cozinhe até ficarem macias.
Amasse com um garfo até obter um purê.
Rendimento: 5 porções.

Papinha doce de ameixa e maçã
Ingredientes:
6 maçãs sem casca e sem sementes, picadas
1 xícara de ameixa preta seca
Preparo:
Em uma panela, leve as maçãs ao fogo brando, até amolecerem. Amasse com um garfo até obter um purê.
Enquanto isso leve as ameixas pretas com 1 xícara de água ao fogo brando, até amolecerem.
Retire os caroços e passe a polpa pela peneira.
Misture ao purê de maçã.
Rendimento: 6 porções.

Papinha doce de pêra

Ingredientes:
7 pêras
Preparo:
Descasque e pique as pêras.
Numa panela, coloque a pêra e leve ao fogo brando, com a panela tampada, até amolecer.
Amasse com um garfo até obter um purê.
Rendimento: 5 porções.

Papinha doce de caqui
Ingredientes:
6 caquis, sem a casca
1 colher (chá) de fécula de batata
Preparo:
Passe os caquis por uma peneira.
Misture o purê de caqui com a fécula de batata.
Rendimento: 6 porções.

Papinha doce de mamão e laranja
Ingredientes:
2 mamões tipo papaia
1 xícara de suco de laranja
Preparo:
Corte os mamões ao meio e retire as cascas e as sementes.
Amasse os mamões com um garfo, até obter um purê.
Misture o suco de laranja.
Rendimento: 6 porções.

É isso,
Bjos Minutry